Agência Investir Torres Vedras em funcionamento há um ano

06.04.2020

Fotografia do edifício onde funciona a Agência Investir Torres Vedras

A Agência Investir Torres Vedras completou, no passado dia 21 de março, o primeiro aniversário. Com o objetivo de acompanhar todas as formas de investimento no Concelho, este equipamento da Câmara Municipal de Torres Vedras é responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos para o território.

No primeiro ano de funcionamento, foram efetuados 544 atendimentos a empresários, através do serviço de mediação que decorre da iniciativa “Licenciamento Zero”. Destes atendimentos destacam-se os pedidos de ocupação de espaço público (68%) e a instalação de atividades económicas (28%).

No que respeita à instalação ou alteração de registos do Alojamento Local, a Agência efetuou cerca de 30 registos/alterações para este setor de atividade. Foram, ainda, acompanhados oito Licenciamentos Industriais e admitidas cinco candidaturas a Benefícios Fiscais ao Investimento, quatro das quais tiveram deliberação favorável.

Ao longo de um ano, a Agência Investir Torres Vedras acompanhou ainda 200 empresas e investidores com pedidos de informação sobre licenciamentos da atividade, apoios e incentivos e acompanhamento de processos junto da Divisão de Urbanismo da Câmara Municipal. Foi também criado um selo “Via Rápida” para acelerar processos de investimentos estruturantes para o Concelho e de urgente resposta. Este selo foi atribuído a 21 processos.

A Agência Investir Torres Vedras é também responsável pela dinamização do programa de incubação de empresas “TORRES INOV-E”, com 10 projetos na incubadora física e 24 empresas com domicílio fiscal, do “EcoCampus”, com três entidades incubadas, e do centro de conhecimento Torres Vedras LabCenter.

Publicado: 06.04.2020 - 11:52 horas