Torres Vedras

Ainda pelo interior do concelho…

11.09.2018

Ainda pelo interior do concelho…

Tomamos a Estrada Nacional 9, em direção a Alenquer. Logo à passagem do cruzamento que indica Runa, viramos. À esquerda, avistamos a Quinta da Boa Esperança, afamada pelos vinhos que produz e pela harmonia e respeito com que interage com a paisagem e com a natureza.

Subimos e chegamos à Zibreira, onde estacionamos, junto ao café, para contemplar o lugar e a paisagem que o emoldura. Encontramos, no adro da Capela da Madre Deus, o repouso e um bom miradouro para registar algumas imagens. Este pequeno templo do final do séc. XVIII pertenceu, primitivamente, a uma quinta. Não foi possível conhecer o interior mas, orgulhosos, os populares falam-nos dos silhares de azulejos policromos onde predomina o amarelo sobre o branco.

 Ainda pelo interior do concelho… 

Percorremos as estreitas e calcetadas ruas do lugar onde, nos topos, a paisagem assenta nos tradicionais telhados e, a esta hora do dia, apenas a Natureza se faz ouvir. Aqui e ali, vamos encontrando as conhecidas marcas do percurso pedestre que por aqui passa – A Rota da Luz -um percurso circular que, numa extensão de 23 kms, calcorreia recantos pouco conhecidos da União de Freguesias de Carvoeira e São Domingos de Carmões.

Pomo-nos a caminho, por uma estrada que atravessa uma surpreendente paisagem campestre. Atravessamos vinhas, somos abraçados por sobreiros e vigiados pela Serra da Archeira que nos acompanha, na descida, em direção a Dois Portos.

Ainda pelo interior do concelho…

Somos surpreendidos por uma Quinta que emerge entre vinhas e pomares e, rapidamente, estacionamos junto à entrada e deambulamos entre as casas, adega e palácio que, em ruínas, mantem a origem arquitetónica. A anfitriã conta-nos que a Quinta da Conceição fez parte do morgadio de Torres Vedras instituído em 1475 pelo chanceler-mor Dr. Rui Gomes e sob a administração da casa de Avintes-Lavradio. Também a história das Linhas de Torres passou por estas terras como indica a placa da Rota Histórica à entrada da Quinta. Segundo algumas fontes, o General Picton terá enviado os seus oficiais atravessar a Serra da Archeira para vigiar as movimentações do 8º corpo, comandado por Junot, junto à Quinta da Conceição.

Seguimos caminho, paralelo a um velho aqueduto que encaminhava a água até à Quinta que deixamos para trás…

Quinta da Conceição

Fez parte do morgadio de Torres Vedras instituído em 1475 pelo chanceler-mor Dr. Rui Gomes e sob a administração da casa de Avintes- Lavradio.

A Rota da Luz

Percurso circular que, numa extensão de 23 kms, calcorreia recantos pouco conhecidos da União de Freguesias de Carvoeira e São Domingos de Carmões.

voltar ao topo ↑