Ajustes às Bolsas de Estacionamento e Alteração de Sentido de Circulação

16.09.2015

No âmbito da fiscalização do Sistema Integrado de Gestão do Estacionamento (SIGE) na Cidade de Torres Vedras, e decorridos mais de 10 meses de atuação da fiscalização, constatou-se a necessidade de proceder a ajustes às bolsas de estacionamento anteriormente definidas.

Os ajustes decorrem da verificação no terreno, pelo corpo de fiscalização, da existência de bolsas que necessitam de ser otimizadas de forma a melhorar a mobilidade dos cidadãos que utilizam diariamente a cidade e adequar a tipologia de bolsas de estacionamento à realidade/vivência do arruamento.

Assim, os ajustes às bolsas de estacionamento incidem no aumento da oferta de bolsas para cargas e descargas (espaço especialmente destinado à paragem e estacionamento de veículos automóveis para a realização de operações de carga e descarga pelo tempo indispensável para o efeito), de modo a facilitar a logística na cidade e a prevenir o estacionamento em segunda fila (é proibida a realização de operações de cargas e descargas por qualquer categoria de veículos automóveis, fora das bolsas próprias para o efeito).

Junto às escolas Madeira Torres e Padre Francisco Soares estão implementadas alterações à circulação de trânsito em frente à entrada das escolas, com colocação de lombas na via. É apenas permitido o acesso a veículos de emergência, serviços públicos, BUS e a portadores de mobilidade reduzida para cargas e descargas, não sendo permitido o estacionamento. Nas bolsas laterais de estacionamento, o sentido de circulação é único e norte/sul, no sentido dos ponteiros do relógio.
Foram criados, nas bolsas de estacionamento laterais às referidas escolas, 34 lugares de cargas e descargas para que os encarregados de educação possam parar para deixar os alunos nas escolas.

Junto ao Jardim de Infância e Escola de 1.º Ciclo Padre Francisco Soares foram criados 10 lugares de cargas e descargas ao longo do jardim existente. A entrada mantém-se, mas com circulação ascendente de apenas um sentido e com saída descendente pelo corredor lateral junto ao hospital, em direção à rotunda existente.

De modo a disciplinar a circulação de veículos junto à Escola João de Deus, implementou-se uma plataforma com função de rotunda e pintou-se sinalização horizontal no pavimento de forma a aumentar a fluidez e a disciplinar o trânsito.

Procedeu-se ao alargamento da rede de lugares disponíveis para cidadãos portadores de deficiência, com consulta do mapa com a localização global no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

A bolsa mista existente na Pçt. Dr. Afonso Vilela, onde anteriormente era o Tribunal de Trabalho, passa para bolsa de residentes por não se justificar presentemente a sua classificação (extinção do serviço).

A bolsa de estacionamento junto à Ludoteca (Rua Ana Maria Bastos) altera a classificação de residente para mista, de forma a permitir o estacionamento de utilizadores da Ludoteca que não são residentes nesta zona.

Última atualização: 16.09.2015 - 11:20 horas