Alcabrichel e Sizandro foram alvo de trabalhos de requalificação

09.05.2019

Os rios Alcabrichel e Sizandro foram recentemente alvo de trabalhos de requalificação biofísica e paisagística.

Em sete troços daqueles rios foram aplicadas diferentes técnicas de engenharia natural que pretenderam: aumentar a conectividade fluvial por meio da eliminação de barreiras transversais à progressão da espécie piscícola ruivaco-do-Oeste; controlar a proliferação de cana mediante a sua remoção e substituição por espécies de plantas autóctones de crescimento rápido; aumentar a capacidade de carga dos refúgios estivais e criar novos refúgios através do aprofundamento de pegos que possuam substrato móvel para aumentar a capacidade de carga e aprofundamento do leito em zonas que apresentam habitats ripícolas e fluviais bem preservados; reabilitar as margens com o controlo de erosão das mesmas por meio da aplicação de técnicas de engenharia natural e plantação de espécies autóctones; e aumentar a área de cobertura da vegetação aquática.

Paralelamente a esta intervenção já concluída decorrem campanhas de controlo de espécies aquáticas exóticas, nomeadamente de gambúsia e lagostim-vermelho-da-Louisiana.

A descrita intervenção aconteceu no âmbito da candidatura “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema”, a qual representou um custo total de investimento elegível de 179.573,93€ (financiado em 85% pelo Fundo de Coesão, tendo o restante montante sido custeado pela Câmara Municipal).

Última atualização: 13.05.2019 - 18:06 horas