Torres Vedras

Alunos torrienses participaram em ações de sensibilização sobre o Carnaval

09.02.2018

Ação de sensibilização sobre o Carnaval

Cerca de 560 alunos do ensino secundário do concelho de Torres Vedras participaram em ações de sensibilização que visaram prevenir comportamentos de risco durante os festejos do Carnaval torriense.

As sessões decorreram na Escola Profissional Serviços e Comércio do Oeste e nas escolas secundárias Henriques Nogueira e Madeira Torres, com o objetivo de alertar os jovens para questões relacionadas com o consumo do álcool e de outras substâncias psicoativas.

Pretende-se, desta forma, sensibilizar a comunidade escolar para que festeje o Carnaval em segurança, prevenindo comportamentos de risco.

As ações foram promovidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR) – Destacamento Territorial de Torres Vedras – através do Programa Escola Segura.

A GNR também promoveu esta temática em estabelecimentos de ensino nos concelhos da Lourinhã e do Sobral de Monte Agraço.

Também os alunos de 3º ciclo dos agrupamentos de escolas do concelho de Torres Vedras foram alvo de ações no âmbito do projeto Atitude Positiva. A iniciativa do Académico de Torres Vedras pretende sensibilizar para a adoção de comportamentos alternativos, através do desenvolvimento de competências e da informação de oportunidades.

Além de ações de sensibilização para os efeitos do consumo do álcool e de outras substâncias psicoativas, serão ainda distribuídos preservativos e promovidos testes de álcool no ar expirado durante o Carnaval de Torres Vedras 2018. Estas ações serão promovidas pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Também a Campanha 100% Cool, promovida pela Associação Nacional de Bebidas Espirituosas em parceria com a GNR, irá sensibilizar os foliões para a abstinência ou consumo moderado de álcool no caso de pretenderem conduzir durante os festejos carnavalescos.