Análise da Qualidade das Areias das Zonas Balneares 2012

15.10.2012

No âmbito do Programa de Monitorização da Qualidade das Areias das Zonas Balneares, levado a cabo pela Câmara Municipal de Torres Vedras, e realizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, informa-se que foram realizadas análises à qualidade microbiológica das areias das praias Azul, Santa Cruz-Centro, Navio e Santa Rita, tenho a recolha de amostras sido efetuada nos dias 12 de junho, 24 de julho e 28 de agosto.

O resultado das análises atestou que as areias das referidas praias apresentavam valores abaixo dos "valores limite propostos" e destacou como fatores que influenciaram positivamente a qualidade das areias os seguintes:

- Recolha frequente do lixo abandonado na areia;
- Colocação de recipientes de lixo adequados à dimensão da praia e espaços adjacentes;
- Identificação e tratamento de fontes de contaminação adjacentes à praia (exemplo: cursos de água afluentes à praia tal como ribeiras);
- Remoção mecânica diária de lixos, revolvendo o areal, arejando-o e renovando a exposição da areia aos raios UV do Sol;
- Monitorização da qualidade das areias em zonas balneares.

As análises realizadas podem ser consultadas em aqui.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas