António Fortunato foi de novo homenageado com a realização de um “meeting”

26.05.2022

Imagem da prova de 100m absolutos masculinos

A quinta edição do Meeting António Fortunato, no âmbito da qual se realizou a quinta jornada do campeonato de pista de 2022 do Campeonato Municipal de Atletismo, teve lugar no passado sábado, dia 21 de maio, na Pista Municipal de Atletismo Carlos Lopes.

Na edição deste ano daquele meeting, a qual foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Associação de Atletismo de Lisboa, estiveram presentes 267 atletas de 22 clubes do distrito de Lisboa (de entre os quais os históricos Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica) e 34 atletas de outros distritos do país (das associações de atletismo de Leiria, de Santarém, de Aveiro, de Setúbal, do Porto, do Algarve e da Madeira).

No que diz respeito à participação de clubes do Concelho, refira-se a do Sport Clube União Torreense (com 30 atletas), da Casa do Benfica de Torres Vedras (com 24 atletas), do GDRC Ponterrolense (com 19 atletas), da AMCR Fonte Grada (com seis atletas), do Clube de Atletismo do Oeste (com quatro atletas), do Clube de Futebol “Os Paulenses” (com um atleta) e do Clube Académico de Penafirme (com um atleta).

De referir que este ano o Meeting António Fortunato dividiu-se em dois períodos: um matinal, destinado a atletas dos escalões de benjamins, infantis e iniciados; e um outro vespertino, em que competiram atletas juvenis, juniores, seniores e veteranos.

No que concerne às performances registadas, destaque-se a da vitória na prova de 100 metros absolutos masculinos de Francis Obikwelu (atleta que, recorde-se, obteve a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 na mesma distância). Referência também para a presença neste Meeting António Fortunato da atleta paralímpica Simone Fragoso, que participou no concurso do lançamento do disco.

Os atletas dos clubes do Concelho estiveram, de uma forma geral, em bom plano, alcançando inclusivamente vários pódios individuais, nos vários escalões.

O atleta que dá nome à competição, representando o GDRC Ponterrolense, também esteve em bom plano, vencendo a prova dos 300 metros barreiras M75.

Como é habitual neste evento, António Fortunato foi alvo de uma homenagem por parte da Câmara Municipal (que esteve representada pelo vereador Nélson Aniceto), tendo em conta a sua dedicação ao atletismo, constatável não só pelos resultados alcançados como atleta, mas também pelo facto de se constituir como fonte de inspiração para os atletas mais jovens.

Última atualização: 27.05.2022 - 10:58 horas