Apresentação do projeto Praia Segura e hastear da Bandeira Praia Acessível

13.07.2012

Parceiros que tornaram possível o projeto "Praia Segura"

Decorreu hoje na praia da Foz do Sizandro a apresentação do projeto Praia Segura e foi hasteada a bandeira que certifica aquela praia como Praia Acessível.

O projeto Praia Segura foi desenvolvido em 2009, como resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e outras entidades externas, com o objetivo orientador de servir os utentes das praias do concelho de Torres Vedras, pela prestação de primeiros socorros e de salvamento. Trata-se de uma forma de colaboração entre diversas entidades que se tem justificado plenamente e que tem assegurado o reforço dos meios de salvamento aquando do decorrer da época balnear.

O projeto Praia Segura traduz-se na atuação dos seguintes meios:
- SOS Talking: sistema de comunicação de emergência disponibilizado aos utentes da praia da Vigia e da praia da Amoeira (Santa Cruz).

- Pela circulação/disponibilização de uma viatura, de 13 de julho a 16 de setembro, cujo contacto para pedir auxílio é o 919 407 899 e que funciona como um reforço dos meios de vigilância e socorro nas praias concessionadas, bem como intervindo em praias não concessionadas.

Em 2012 este projeto, de iniciativa pública, conta com o apoio dos seguintes parceiros:
Instituto de Socorros a Náufragos: fornecimento de equipamentos de salvamento;
Capitania do Porto de Cascais e Capitania do Porto de Peniche: responsáveis por superintender as ações de salvamento aos banhistas nas praias das respetivas áreas de jurisdição;
Volkswagen e Tecauto: pela cedência da viatura de patrulhamento;
Transportes Paulo Duarte: abastecimento de combustível da viatura;
Seguros Esteves, Sociedade de Mediação de Seguros, Lda: patrocina o Prémio “Cidadania - Praia Segura” a atribuir a um comportamento de cidadania que se destaque no âmbito deste projeto e que pode ser atribuído tanto a nadadores-salvadores quanto ao cidadão comum cuja ação se destaque.
Companhia de Seguros Fidelidade Mundial, S.A.: que garante o seguro da viatura e de acidentes de trabalho dos nadadores-salvadores;
Kontraproduções: Marketing e Publicidade, Lda: empresa responsável pela decoração da viatura;
Extincêndios S.A.: cedência de extintores, manutenção e recarga, sirene e equipamento de radiocomunicações;
Intermarché da Silveira: apoia os nadadores salvadores;
Concessionários de Praia e restaurantes (Promar – Porto Novo, Grão de Areia, Bar Portal, Praia do Navio, Praia do Mirante, Bar do pisão, Física Beach Club, Hostel Bar Esplanada Saborear, Búzio Bar, Bronzear Bar Lounge, Omar Salgado, Varandinha Bar, Hotel Restaurante Praia Azul, Clube Naval da Assenta e Restaurante Foz Atlântico – que asseguram entre si a alimentação dos nadadores-salvadores).

Em relação ao projeto Praia Acessível- Praia para todos, cuja bandeira foi hasteada hoje, este indica que as praias cumprem determinados requisitos que as tornam acessíveis, tais como o acesso pedonal fácil; o estacionamento ordenado; o acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com acesso a meios mecânicos; passadeira no areal; sanitários acessíveis e posto de socorro. Este galardão, indicador de total acessibilidade e eliminação de barreiras para pessoas com deficiência, foi atribuído este ano a 6 praias do concelho de Torres Vedras: Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Santa Helena, Santa Cruz Centro e Foz do Sizandro.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas