Apresentação dos SMASTV em Fórum de Partilha de Experiências e Boas Práticas

13.05.2016

A AQUASIS realizou, no passado dia 6 de maio, no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, o “IV Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas”, que teve como tema principal a “Produtividade das Infraestruturas – Conhecer para Gerir Melhor”.

Nesta ação, o Eng.º Gouvert Geldof, convidado internacional, deu uma palestra a que se seguiu uma entrevista, conduzida pela Eng.ª Rafaela Matos, onde foram abordados temas ligados às águas pluviais, boas experiências e a sua ligação às cidades inteligentes e sustentáveis.

Para além destes assuntos, foram também debatidos o Programa de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com a participação de um representante da comissão POSEUR, de diversas entidades gestoras e de uma associação de empresas do setor; e o Índice de Conhecimento Infraestrutural e as futuras alterações, com a participação da Entidade Reguladora dos Serviços de Água (ERSAR), do LNEC e de uma entidade gestora.

Cabe destacar as intervenções de Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, de Francisco Narciso, Assessor do Secretário de Estado do Ambiente e de Orlando Borges, Presidente da ERSAR.

Esta conferência contou ainda com a comunicação de vários profissionais responsáveis de diferentes entidades gestoras e instituições públicas, entre os quais, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que apresentou os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras (SMASTV), as especificidades do concelho e estatísticas relativas à gestão da água e ao sistema de saneamento. Carlos Bernardes abordou ainda a candidatura apresentada pelos SMASTV, em outubro de 2015, ao POSEUR e os objetivos da mesma e terminou a intervenção com um ponto da situação quanto à Gestão Patrimonial de Infraestruturas e Gestão Operacional, frisando os respetivos instrumentos.

Última atualização: 04.02.2020 - 17:08 horas