Aproveitamento hidroagrícola dos rios do Concelho vai ser estudado

19.01.2021

O Município assinou com a empresa Aqualogos um contrato de aquisição de serviços para a elaboração de estudos e projetos relativos ao aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sizandro e do Vale do Alcabrichel.

No âmbito desse trabalho será desenvolvida uma solução técnica que potencie o referido aproveitamento e proporcione um regime de utilização comum de recursos hídricos para rega.

O desenvolvimento dessa solução técnica passará, primeiramente, pelo levantamento do estado das infraestruturas existentes para o aproveitamento hidroagrícola das bacias dos referidos rios, como açudes, estações elevatórias, estações de bombagem e valas/canais. Efetuado esse levantamento, decidir-se-á a as intervenções a realizar ao nível das infraestruturas nos vales do Sizandro e do Alcabrichel. Serão também efetuados outros estudos de caracterização e analisados diversos aspetos como o aproveitamento de águas de ETAR´s (estações de tratamento de águas residuais) para fins agrícolas, as necessidades hídricas, os recursos hídricos existentes, os locais para a captação de água, os consumos de energia elétrica e a viabilidade de produção de energia a partir de fontes renováveis, entre outros.

A execução dos referidos estudos e projetos culminará na apresentação de candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, o que será efetuado pelo Município com a parceria da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Antes da apresentação dessas candidaturas, os estudos e projetos serão dados a conhecer à Câmara Municipal e à comissão de acompanhamento dos mesmos, que se pronunciarão sobre esses trabalhos.

Pretende o Município com a iniciativa de melhoramento do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sizandro e do Vale do Alcabrichel dar resposta às preocupações que as associações regantes destes rios têm vindo a manifestar, nomeadamente no que se refere à insuficiente retenção hídrica no período de maior exigência das culturas, sendo que, há cerca de 10 anos, que as mesmas constroem anualmente pequenos açudes que segundo elas “são manifestamente insuficientes e mal dimensionados”.

Última atualização: 20.01.2021 - 11:59 horas