Área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

01.05.2015

Sabia que, na União Europeia, a cada 3 minutos e meio morre alguém por causas relacionadas com o trabalho? Isto significa que morrem por ano 5720 pessoas em acidentes de trabalho (dados EUROSTAT) e 159 mil de doença profissional. São dados alarmantes que justificam plenamente a criação de Áreas de Segurança, Higiene e Saúde pelas organizações.

Nesta edição do “Porta Aberta” apresentamos-lhe a equipa que zela pelos trabalhadores da Câmara Municipal de Torres Vedras, que começou a ser constituída em 2007, promovendo a segurança e saúde nos locais de trabalho, assegurando a integridade física e psíquica dos trabalhadores, bem como prevenindo os riscos de forma a reduzir os acidentes de trabalho e doenças profissionais. Este mês apresentamos-lhe a Área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Câmara Municipal de Torres Vedras, que toma “conta” de nós para que lhe prestemos um melhor serviço a si!

Competências da equipa:
- Distribuição de equipamentos de proteção coletiva e individual e vestuário de trabalho;
- Manutenção de extintores de incêndio;
- Manutenção das caixas de primeiros socorros;
- Aplicação de sinalética de segurança;
- Avaliação de riscos profissionais;
- Realização de auditorias de higiene e segurança no trabalho;
- Análise e investigação de acidentes de trabalho, doenças profissionais e propostas de medidas corretivas;
- Promoção de rastreios;
- Realização de ações de formação/sensibilização;
- Apoio técnico nas atividades de medicina no trabalho;
- Organização de seminários diversos;
- Elaboração anual do relatório de sinistralidade laboral;
- Realização de estudos ergonómicos aos postos de trabalho;
- Avaliação da iluminância, temperatura e humidade relativa;
- Elaboração de medidas de autoproteção para os edifícios municipais (registos de segurança, procedimentos de prevenção, planos de prevenção, procedimentos de emergência e planos de emergência);
- Elaboração de plantas de emergência e planos de segurança e saúde;
- Coordenações de segurança em fase de projeto e em obras;
- Validação de planos de demolição de obras;
- Elaboração e validação de planos de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição;
- Validação de planos de trabalhos com riscos especiais.

É bom saber que estamos em boas mãos!

Quem é quem? (da esquerda para a direita na foto):
Bruno Lagarto, Marta Santos, Dália Miranda (Responsável de Área) e Joana Barradas (Chefe de Divisão de Recursos Humanos);

Veja o "making of" da campanha de sensibilização interna da câmara municipal no âmbito do dia nacional de prevenção e segurança no trabalho (28 de abril): www.youtube.com/torresvedrascm

Última atualização: 12.05.2015 - 13:02 horas