Atividades municipais de enriquecimento curricular tiveram novidades…

10.07.2019

Quatro novas atividades de enriquecimento curricular (AEC) foram proporcionadas durante o ano letivo às crianças do 1.º ciclo do ensino básico que frequentam escolas públicas do Concelho.

De realçar destas a Um Dó Li Tá, de que usufruíram os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, a qual consiste no “brincar livre” (maioritariamente em espaço exterior), e se constitui como uma ferramenta pedagógica facilitadora e potenciadora de diferentes domínios e aspetos do desenvolvimento infantil.

Outra novidade em 2018/019 nas AEC municipais foi a CriARTE, uma atividade que possibilitou aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira aprender mais sobre artes plásticas, desenvolvendo técnicas, conhecendo mais sobre a história da arte e dando “asas” à sua criatividade na criação de projetos de artes plásticas.

Também como novidade nas AEC municipais, foi proporcionado a alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, Ténis de Mesa (do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias) e Voleibol (do Agrupamento de Escolas Madeira Torres).

A todos os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade das escolas públicas do Concelho foi igualmente facultado Inglês, tendo como atividades variáveis sido proporcionado a estes, Expressão Dramática (aos dos agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e S. Gonçalo) e Triângulo das Artes (aos dos agrupamentos de escolas Madeira Torres e Henriques Nogueira).

Já a todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade que frequentam o ensino público no Concelho foi proporcionada Música, tendo, para além da CriARTE, Ténis de Mesa e Voleibol, sido facultado como atividades variáveis aos mesmos, Percussão (aos do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias) e Robótica (aos do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo).

Todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico público do Concelho usufruíram de atividade física e desportiva, tendo aos alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade sido ainda proporcionada uma hora semanal de natação em tempo curricular.

Ao todo, 2.840 alunos usufruíram durante o findo ano letivo das atividades municipais de enriquecimento curricular.

De referir que as AEC pretendem cumprir o objetivo de garantir, a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de atividades enriquecedoras do currículo e das aprendizagens. O Município, enquanto entidade promotora, e os quatro agrupamentos escolares do Concelho, reconhecem a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento global da criança. Decorrente de uma reflexão conjunta, têm vindo a apostar na promoção das AEC num contexto mais informal, não só restruturando as atividades já existentes, mas também, concetualizando atividades mais práticas, em ambientes exteriores e com uma forte componente lúdica.

Última atualização: 10.07.2019 - 19:54 horas