Biblioteca Municipal de Torres Vedras celebrou Dia Mundial do Livro

24.04.2018

Biblioteca Municipal de Torres Vedras celebrou Dia Mundial do Livro

Carlos Marques começava o serão “Contos Cantados” empunhando o Capital. O livro de Afonso Cruz (e não o de Karl Marx) conta a história de um rapaz que um dia recebeu um mealheiro em forma de porco e o contador de histórias aproveitava para sublinhar que abril é um mês importante para se falar de temas como este.

Assim começou o X Abraço de Contos: Encontro de Contadores de Histórias na passada sexta-feira. Uma noite em que o contador havia de fazer as delícias de miúdos e graúdos que encheram a Sala de Adultos da Biblioteca Municipal de Torres Vedras para ouvir contos como o do boi Blimundo, de Cabo Verde, ou o Tranglomanglo, numa versão à viola que contou com um coro afinado.

É que quem ouvia não desiludiu e respondeu aos apelos de Carlos Marques para contar, cantar e até dançar. Uma plateia que não ficou atrás daquela que viria a encher a mesma sala na noite de sábado, em que pais e filhos rumaram de pijama e robe para “Uma Noite entre os Livros”.

A noite começou com uma visita guiada às instalações perante a animação dos mais pequenos, que não escondiam o entusiasmo diante uma noite, no mínimo, diferente. Seguiu-se uma sessão de histórias pelo duo O Som do Algodão que, cantando e contando, acabou mesmo por encantar todos os que ouviam. No final da noite houve leite e bolachas, antes do grupo adormecer pelos colchões e sacos-cama que povoavam o chão da Biblioteca.

Na manhã de domingo haveria tempo para tomar o pequeno-almoço e, logo depois, a “cereja no topo do bolo”: uma “Hora do Conto” a centrar-se em Perfeito para Dois, de Tracey Corderoy, a que se seguiu uma oficina onde os mais pequenos puderam concluir um fim-de-semana passado entre os livros.

Estas foram algumas das atividades que integraram a programação do Dia Mundial do Livro dinamizada pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, com um programa dedicado a crianças e adultos que decorreu ao longo dos últimos dias.

Publicado: 24.04.2018 - 18:14 horas