(Bom) Ambiente de novo comemorado pela Câmara Municipal

23.06.2015

O Ambiente foi mais uma vez celebrado no concelho.

De 2 a 19 de junho a Câmara Municipal levou a cabo um relevante programa de atividades de forma a comemorar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

Desse evento – a Quinzena do Ambiente - saliente-se algumas das suas ações: a inauguração de quatro novos eco parques no concelho; a apresentação do Projeto de Regeneração do Sistema Dunar da Foz do Sizandro; a apresentação do Projeto Eco Urbe Santa Cruz; a cerimónia de entrega do prémio Energy Globe Awards Portugal 015, em Lisboa; a cerimónia de entrega dos prémios European Green Leaf 2015, em Bristol (Reino Unido); a conferência do projeto REPUTE, no Edifício dos Paços do Concelho; a sessão de início da época balnear, em Santa Cruz, na qual foi apresentado o Projeto Praia Segura; a assinatura de um Compromisso no âmbito do programa Eco-Escolas, no Centro de Educação Ambiental, envolvendo a Associação Bandeira Azul da Europa, os agrupamentos de escolas do concelho e o Município para que o mesmo seja implementado em todas as escolas da rede pública deste território até 2020; a inauguração da exposição da segunda edição do Landart - Arte na Paisagem, no Parque de Merendas da Serra do Socorro, que foi acompanhada pela degustação de produtos locais; e o concerto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, no Teatro-Cine, que foi presenciado por cerca de 400 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do concelho.

De realçar também da Quinzena do Ambiente deste ano as ações de limpeza na zona costeira do concelho realizadas no dia 5 de junho: a Costa Viva, levada a cabo em parceria com o Espeleo Clube de Torres Vedras, que teve a sua 21.ª edição e na qual participaram 183 alunos do concelho (da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Básica 2/3 da Freiria, da Escola Básica 2/3 do Maxial e da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras), tendo decorrido, como é hábito, na Praia Azul, em Santa Rita e no Pinhal do Seixo; e uma ação de limpeza realizada em parceria com a Surfrider Foundation, na Praia da Foz do Sizandro, em que participaram cerca de 80 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Pedro da Cadeira. Aproximadamente 240 kg de resíduos foram recolhidos nessas ações.

De referir ainda da Quinzena do Ambiente 015 outras ações: a conferência “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, no Centro de Educação Ambiental; a apresentação do “Livro dos Monstros”, pela equipa do “Ser a Brincar” do Académico de Torres Vedras, no Parque Verde da Várzea; o Workshop de Iniciação à Observação de Aves, na Foz do Rio Sizandro; o Workshop "Módulo Hidrogénio", no Centro de Educação Ambiental; e um simulacro de incêndio realizado no Centro Pastoral e Paroquial de Torres Vedras.

Contribua também para o (bom) ambiente no concelho!

Última atualização: 15.04.2020 - 15:33 horas