Bombeiros que participaram em missão no Chile receberam a Medalha da Cidade

06.03.2023

Fotografia da entrega das medalhas

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, atribuiu a Medalha da Cidade aos três bombeiros da corporação de Torres Vedras que integraram a missão de combate a incêndios rurais no Chile. Emanuel Santos, Luís Firmino e Ricardo Alexandre foram distinguidos numa cerimónia que decorreu no dia 2 de março, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Os três bombeiros integraram a Força Operacional Conjunta, de 144 operacionais, que esteve no Chile entre 11 e 28 de fevereiro. Esta ajuda de Portugal decorreu do pedido de assistência internacional para o combate a incêndios florestais formulado pelas autoridades chilenas, através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

“A missão de ajudar aquele país tão fustigado pelos incêndios é um gesto que nos deve orgulhar a todos”, referiu a presidente da Câmara Municipal, sublinhado que “a vossa pronta disponibilidade para integrar esta nobre missão merece este reconhecimento”.

Após a entrega das medalhas, Ricardo Alexandre disse algumas palavras em representação dos homenageados. Na ocasião, referiu que “é para nós um grande orgulho ter representado a cidade de Torres Vedras, a corporação de Bombeiros de Torres Vedras e, sobretudo, podermos desempenhar o nosso trabalho, aquilo que nós sabemos fazer, além-fronteiras”.

A cerimónia contou, ainda, com a presença do presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros de Torres Vedras que é, simultaneamente, o presidente da Assembleia Municipal, José Correia; do presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Torres Vedras, Guilherme Ferreira; e do comandante do corpo de Bombeiros de Torres Vedras, Hugo Jorge.

Publicado: 06.03.2023 - 10:03 horas