Torres Vedras

Busto do padre José Pedro Ferreira

21.10.2019

Na alameda situada junto ao convento do Varatojo existe um busto de homenagem ao reverendo padre José Pedro Ferreira.

Nascido no Varatojo a 16 de agosto de 1879, viria a falecer na sua terra natal no dia 5 de agosto de 1946, tendo entrado na Ordem de S. Francisco em 3 de outubro de 1894. Ordenou-se sacerdote em 29 de setembro de 1904.

Segundo é referido no jornal Badaladas: “Depois de formado em Teologia, em Roma, iniciou uma actividade apostólica magnífica, não só por todo o país mas também no estrangeiro, sobretudo América do Norte. Foi certamente um dos oradores mais populares da sua geração. São conhecidos os seus ditos cheios de espírito e os seus feitos cheios de audácia, sobretudo nos agitados tempos do alvorecer da República (…) Ao amor da causa de Deus e da sua Ordem juntava um grande amor à sua terra de origem. Foi dum bairrismo acendrado”.

Ainda segundo aquele jornal, numeroso povo assistiu à inauguração do busto, a qual foi antecedida de uma missa no convento, uma romagem à campa do homenageado, uma missa pontificial e uma procissão. Usaram na ocasião da palavra o então presidente da Câmara Municipal, Rogério Figueirôa Rego, Artur da Silva Lino, Maria Lucília Santos, o pároco da freguesia, Mário Branco, e ainda o franciscano Félix Lopes.

De referir que o projeto do espaço que enquadra este busto é da autoria de Miguel Jacobetty, que é, também, recorde-se, o autor do projeto do Jardim da Graça.

 

 

Autoria: Pereira Meireles   

Data de inauguração: 4 de outubro de 1954

Localização: Alameda Pe. Dr. José Pedro Ferreira, Varatojo

 

voltar ao topo ↑