Câmara Municipal aprova criação de Cluster de Saúde do concelho de Torres Vedras

13.04.2021

Fotografia aérea em que se vê o centro da cidade de Torres Vedras com alguns edifícios de habitação e o Castelo de Torres Vedras ao centro.

Torres Vedras vai avançar com a criação do Cluster de Saúde do concelho de Torres Vedras, medida que foi aprovada na reunião de Câmara desta terça-feira, 13 de abril. Em causa está a constituição de um grupo de parceiros dos setores público, privado e social que irá trabalhar em torno do desenvolvimento do setor da saúde no Concelho.

Esta rede de cooperação irá centrar-se nas respostas de saúde, tendo como objetivo aumentar a sua oferta, mas também potenciar a equidade, qualidade e efetividade da resposta atualmente existente. Desta forma, pretende-se dinamizar o crescimento do setor, assim como promover as condições necessárias à melhoria da competitividade e desempenho das organizações.

Para isso, o Cluster da Saúde irá promover a disseminação de informação e conhecimento especializado em saúde, apoiar projetos de investigação e desenvolvimento, assim como apoiar a implementação de soluções tecnológicas, o empreendedorismo na área da saúde e a criação de emprego qualificado. O objetivo passa, ainda, por identificar e implementar vias e instrumentos económico-financeiros de racionalização e rentabilização de recursos.

No horizonte está a constituição de uma equipa executiva dedicada exclusivamente à gestão do cluster, assim como a existência de um orçamento próprio.

Sublinhe-se que o cluster estará aberto à participação de outras organizações com atividade no setor da saúde no concelho de Torres Vedras, o que estará sujeito à apreciação da direção, que será composta por um representante de cada entidade e presidida pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Publicado: 13.04.2021 - 15:46 horas