Câmara Municipal distinguiu mais uma vez projectos arquitectónicos executados no concelho

14.10.2010

No dia 8 de Outubro a Câmara Municipal distinguiu no seu edifício multi-serviços projectos arquitectónicos exemplares executados no concelho.

Na ocasião foram entregues as distinções relativas ao Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal referente ao período 2008/2009.

Os projectos seleccionados no âmbito desta iniciativa (de entre todas as obras cuja licença de utilização foi passada pela Câmara Municipal naqueles anos) agruparam-se em quatro categorias: edifícios de habitação colectiva; edifícios de habitação unifamiliar; restauro, remodelação ou reabilitação de imóvel existente; e outros edifícios.

Na selecção dos projectos que concorreriam a essa edição de 2008/2009 daquele prémio levou-se em linha de conta os seguintes critérios: autenticidade; originalidade; exemplaridade; relação com a envolvente; valor estético, técnico e material; adequação ao programa; e relação/conformidade projecto/obra.

De referir que do júri dessa iniciativa fizeram parte elementos da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras e da Ordem dos Arquitectos.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, a dinamização do prémio bienal de arquitectura da autarquia que dirige justifica-se pelo facto de ser “legítimo, à edilidade, enquanto entidade pública que administra um determinado território, com poderes específicos na matéria, que tenha uma palavra, uma opinião, uma orientação no que entende ser o melhor caminho em matéria de arquitectura para o seu território”.

Também no dia 8 de Outubro foi inaugurada, igualmente no átrio do Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal, uma exposição alusiva aos projectos nomeados no âmbito daquela mais recente edição do Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal.

Em anexo pode ser consultada informação relativa aos projectos distinguidos no âmbito dessa edição de 2008/2009 do referido prémio.

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas