Câmara Municipal distribui fruta nas escolas

09.04.2013

No intuito de contribuir para a saúde das crianças do concelho e de promover hábitos alimentares saudáveis junto das mesmas, a Câmara Municipal aderiu à iniciativa Regime de Fruta Escolar (RFE), desenvolvida pela União Europeia.

A adesão a esta iniciativa no concelho começou no ano letivo 2009/2010 e consiste na distribuição de hortofrutícolas (maçã, pera, tangerina, clementina, uva, banana, cenoura e tomate) aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que frequentarem estabelecimentos de ensino público.

Em 2012/2013 são 3.265 alunos do concelho que são abrangidos pelo RFE, o que representa um custo previsto de 32.861€, cabendo à Câmara Municipal uma comparticipação de 1.860€.

Nos anos anteriores o RFE no concelho representou um custo de 76.963€, tendo contado com uma comparticipação camarária de 4.356€. Em Portugal é ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas que cabe a quase totalidade do pagamento da iniciativa.

Os hortofrutícolas são distribuídos duas vezes por semana, complementando lanches muitas vezes desequilibrados do ponto de vista nutricional. Combater a obesidade infantil é também um dos objetivos do RFE.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas