Câmara Municipal está a apoiar a certificação na área do Turismo Sustentável

22.02.2023

Decorrente do projeto “Centro Sustentável”, a Câmara Municipal desafiou os agentes turísticos do Concelho e respetivos stakeholders a iniciar um processo de certificação na área do Turismo Sustentável, para que os mesmos, seguindo os Referenciais Biosphere Responsible Tourism, sejam reconhecidos ao nível internacional pelo Conselho Global de Sustentabilidade no Turismo - GSTC.

Para o efeito, foi proporcionado no passado dia 8 de fevereiro, no Centro de Educação Ambiental, um workshop gratuito, no qual participaram 22 agentes de diversos setores de atividade do ecossistema turístico do Concelho (tais como, restauração, alojamento, animação turística, ensino de surf, entre outros).

De realçar que a certificação na área do Turismo Sustentável segundo o processo proposto pela Câmara Municipal permite aos agentes turísticos diferenciarem o seu negócio através da Sustentabilidade, indo de encontro às tendências de mercado nacionais e internacionais, por meio da definição de uma orientação estratégica de médio e longo prazo alinhada com as estratégias de desenvolvimento globais, europeias, nacionais e regionais, em vigor na corrente década.

Relativamente ao projeto “Centro Sustentável”, refira-se que o mesmo enquadra-se na Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo do Centro de Portugal, a qual está em sintonia com o Plano “Turismo + Sustentável 20-23”.

A esse propósito, é de referir que o Turismo Centro de Portugal iniciou em 2022 o seu processo de Qualificação em Sustentabilidade do Destino, adequando o seu posicionamento à nova realidade, às tendências e aos desafios de um setor em constante adaptação, com objetivos e metas concretas de Sustentabilidade económica, social e ambiental. Esse processo visa, para o turismo da região Centro, a redução da sazonalidade através da dinamização de produtos turísticos, a diversificação de mercados, o reforço do financiamento e investimento, o estímulo à inovação e a valorização dos recursos humanos.

Última atualização: 24.02.2023 - 10:56 horas