Câmara Municipal faz parte do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

18.10.2006

A Câmara Municipal faz parte do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados (SIGOU).
Neste âmbito, os óleos utilizados pelos serviços camarários passaram a ser reaproveitados, depois de recolhidos gratuitamente, cumprindo-se, assim, a legislação em vigor.
O SIGOU congrega, numa rede única, todas as empresas nacionais de reciclagem daqueles resíduos, a qual é gerida pela SOGILUB, uma sociedade por quotas, sem fins lucrativos, que tem como sócios a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas e a Associação Portuguesa de Empresas Gestoras e Recicladoras de Óleos Usados. O financiamento deste Sistema é obtido mediante uma contrapartida financeira, o “ECO-LUB”, que consiste no pagamento, por parte dos produtores de óleos novos, de uma quantia por cada litro desta substância que colocam no mercado.
Desta forma, pretende-se minimizar os impactos negativos sobre a saúde pública e o ambiente causados pela utilização destes produtos, contribuindo-se, também, para a preservação dos recursos naturais.
Publicado: 22.04.2013 - 18:11 horas