Candeeiro "inteligente" foi instalado no miradouro da Praia Formosa

14.07.2016

No âmbito de um projeto-piloto desenvolvido pela Vodafone, foi instalada no dia 2 de julho, no Miradouro da Praia Formosa, em Santa Cruz, uma estação de rede de telecomunicações, adaptada a uma solução de mobiliário urbano, com um sistema de iluminação autónomo de produção de “energia verde”.

Para o efeito, foi retirado o candeeiro convencional existente no local, o qual foi substituído por um candeeiro Omniled, 100% autónomo, alimentado por sol e vento, completamente integrado numa só peça, com capacidade para alimentar sistemas de comunicação wi-fi, câmaras IP, carregar dispositivos elétricos e móveis, bem como para integrar no seu interior outro tipo de equipamentos como Small Cells para telecomunicações móveis.

O design e a funcionalidade do banco base em betão arquitetónico Amop atende à preocupação pela resistência a vandalismo, ciclo de vida e ocultação de todas as cablagens e baterias. Pelo que, às nossas vistas, continuará a ser um banco normal mas que agora possui muito mais funções do que a de sentar.

De referir ainda que este projeto inovador beneficia o interesse público e a dinamização da economia digital, integrando-se no "Ecourbe de Santa Cruz", o qual visa fazer desta estância balnear um território de demonstração de inovação tecnológica.

Última atualização: 30.10.2019 - 16:02 horas