Canil Municipal e Gabinete do Veterinário Municipal

01.03.2015

Legenda da fotografia (da esquerda para a direita): Célia Franco, Dr. José Manuel Ferrão Lourenço e Maria Silvina Marta

Já lhe dissemos para deixar esse ar farrusco! A eficaz adoção de animais é fundamental para que a Câmara Municipal de Torres Vedras, através do Canil Municipal e Gabinete do Veterinário Municipal, consiga dar um tratamento adequado aos cães que merecem muito carinho e que podem vir a ser verdadeiros companheiros para a vida. Explicamos aqui um pouco mais do funcionamento do Canil Municipal, que tipo de trabalho é desenvolvido e qual a equipa que todos os dias dá o seu melhor para que estes animais tenham uma boa “vida de cão”.

É muito importante referir que a crise, a emigração e outros motivos não são desculpa para o abandono de animais e há muitas pessoas que ali vão deixar os seus “amigos” tentando amenizar o peso de consciência. Por isso, pense bem! Adote em consciência!

Em funcionamento desde novembro de 2001, o Canil Municipal tem capacidade para acolher 150 animais, possui uma área total de 617 m2, com área de canil de 472 m2 e tem 3 funcionários que dão toda atenção a estes amigos de 4 patas, são eles:

• Dr. José Manuel Ferrão Lourenço (Médico Veterinário Municipal)
  • Maria Silvina Marta (Assistente operacional responsável pela limpeza e alimentação diárias)
  • Célia Franco (Apoio administrativo)

Números que dão que “ladrar”

• Sabia que no Canil Municipal se gasta 18.720 kg de ração/ano (equivalente a € 11.052)?
  • Sabia que o valor anual dos produtos utilizados, prestações de serviços e produtos de uso veterinário é de € 15.890/ano?
  • Sabia que desde 2010 já foram entregues 1.500 cães para adoção?

Há efetivamente todo um trabalho de fundo, muitas vezes impercétivel aos olhos de muitos, mas o essencial para que estes animais sejam felizes e tenham boas condições de vida.

Não fique em Pulgas. Adote um cão!

Para adotar um animal pode ir ao “Dia do Cão” (ver eventos na Agenda da Revista Municipal) que acontece no último sábado de cada mês, até novembro, ou pode fazê-lo no Canil Municipal, nos dias de atendimento do Gabinete do Veterinário. Os animais que tiverem a sorte de encontrar uma nova família serão entregues vacinados, desparasitados e chipados (caso seja opção do novo dono).

Saiba mais

• Canil Municipal | Rua do Parque (Viveiros Municipais), Ponte do Rol | Telefone no: 261 313 885
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 09h00 às 17h00
  • Gabinete do Veterinário Municipal | Rua do Parque (Edifício do Canil Municipal), Ponte do Rol