Central de Cogeração inaugurada no concelho

14.06.2013

O novo complexo de estufas e a central de cogeração da organização de produtores Primores do Oeste, situados perto de A dos Cunhados, foram inaugurados no dia 12 de junho.

Com a presença da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, este ato marcou mais um passo em frente na agricultura do concelho e no seu pioneirismo a nível nacional. Isto porque a criação daquela central, inspirada na agricultura holandesa, que resultou de uma parceria do Grupo Linos (em que está integrada aquela organização de produtores) com a GALP POWER, vai permitir, além da produção de eletricidade para a rede, introduzir calor e dióxido de carbono em estufas, fatores de extrema importância para a quantidade e qualidade dos hortícolas produzidos nas mesmas, possibilitando produzir fora das épocas normais, principalmente em alturas do ano em que a Europa está debilitada ao nível do abastecimento de verdes. Com este investimento o Grupo Linos prevê a breve prazo passar a exportar metade dos seus produtos (sendo a sua fatia de exportação atualmente de cerca de 15%), os quais têm como destino o mercado europeu. De referir que este grupo prevê chegar este ano a uma produção de 15 milhões de quilos (sendo de salientar a de tomates, alfaces, courgettes, pepinos, pimentos e feijão).

Futuramente o Grupo Linos pretende avançar com novos projetos de Cogeração e um Parque Empresarial Agrícola que funcione também com base nesta tecnologia.

De referir que o Grupo Linos integra, para além da referida organização de produtores, que congrega atualmente cerca de 90: quatro empresas que aderiram à mesma (Parquehort, Valdescadas, Vistacete e Hortoquatro) e para as quais foi constituída uma ACE que tem como intuito proceder a uma eficaz gestão dos fatores de produção comuns e uniformizar produtos e procedimentos; a Linos SGPS (a “cabeça” do grupo); a Linos Transportes (para assegurar toda a logística de distribuição do mesmo); e a Filimecânica(que realiza toda a manutenção da respetiva frota).

A Central de Cogeração foi um projeto também apoiado pela Câmara Municipal, na esteira do apoio que tem prestado nas últimas décadas ao desenvolvimento da horticultura no concelho.

Última atualização: 25.07.2013 - 19:32 horas