Centro de Artes e Criatividade celebrou o seu primeiro aniversário

12.05.2022

Imagem do cantar dos parabéns

O Centro de Artes e Criatividade celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, com um programa comemorativo que deu “vida” a este equipamento e à respetiva zona da cidade de Torres Vedras.

Esses festejos tiveram o seu primeiro ponto alto na noite do dia 29 de abril com a apresentação de uma performance pela Performact, intitulada Fs vs FE (com que se assinalou também o Dia Mundial da Dança), a que se seguiu a final do "Poetry Slam Torres Vedras", em que Salomé Abreu foi eleita representante de Torres Vedras na próxima final nacional de poetry slam, que se realizará em Aveiro. As atividades diurnas do referido programa realizadas no dia 30 de abril foram dedicadas às crianças, que puderam usufruir, também no Centro de Artes e Criatividade, de um workshop de marionetas orientado pela associação A Bolha e de uma atividade de animação denominada A vendedora de sonhos - Maria Colibri. Já na noite desse sábado foi proporcionado, na Foliateca, um jantar intitulado “Sonho de uma noite de primavera”, que foi mote para a peça de teatro King Lear (uma obra de William Shakespeare), seguidamente apresentada pela Companhia João Garcia Miguel também no espaço do Centro de Artes e Criatividade.

As atividades comemorativas do primeiro aniversário deste equipamento cultural tiveram continuidade no dia 7 de maio, primeiramente com arruadas, levadas a cabo de manhã e de tarde, respetivamente, pelo grupo Ribombar (na Feira Rural) e pelo grupo Modo Vilão (nos bairros da encosta de S. Vicente), tendo este último grupo realizado ainda uma atuação no anfiteatro do espaço público recentemente requalificado envolvente aos bairros Floresta, Reis e Barreto. Os festejos tiveram o seu corolário com um jantar comunitário realizado no Centro de Artes e Criatividade que foi animado pelo som dos Ahkorda.

Nesse jantar, antes de se cantar os parabéns ao Centro de Artes e Criatividade e de se distribuir o bolo de aniversário, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, aproveitou para efetuar uma intervenção, na qual frisou que este equipamento é um espaço “da comunidade, e tem como objetivo fazer a ligação entre todas as pessoas da nossa comunidade torriense”. Laura Rodrigues recordou ainda que o investimento que tem sido efetuado na encosta de S. Vicente não se resumiu apenas à construção do Centro de Artes e Criatividade, mas também de um conjunto de outros espaços "que melhoram profundamente a nossa cidade”.

De referir ainda que também no âmbito do programa comemorativo do primeiro aniversário do Centro de Artes e Criatividade foi proporcionado, entre os dias 26 de abril e 8 de maio, entradas gratuitas nas exposições patentes neste equipamento.

De lembrar que o Centro de Artes e Criatividade foi inaugurado no dia 25 de abril do ano passado, tendo a sua construção resultado da reconversão do espaço do antigo Matadouro Municipal. Trata-se de um equipamento cultural que se centra na temática do Carnaval (dando a conhecer as manifestações deste festejo em várias partes do mundo), e, de forma particular, na história e nas características do Carnaval de Torres Vedras.

Última atualização: 13.05.2022 - 10:52 horas