Centro de Educação Ambiental tem prosseguido a sua atividade

07.09.2012

Imagem do concurso "Bichos do Lixo"

O Município é um dos que se destaca no país pela aposta na educação ambiental da respetiva comunidade e por isso tem um Centro de Educação Ambiental a funcionar desde 2004 na zona do Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras.

Durante o findo ano letivo este centro promoveu mais uma vez concursos destinados à comunidade escolar e a instituições de apoio a idosos.

Um desses foi o Bichos do Lixo, com o qual se desafiou à elaboração de figuras de animais com materiais reutilizados a partir de estruturas metálicas. 55 trabalhos foram apresentados no âmbito desta iniciativa, tendo os vencedores sido executados por alunos do Jardim de Infância de A dos Cunhados, da Escola Internacional de Torres Vedras, da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, bem como por utentes do Lar de S. José.

Outro concurso desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental durante o ano letivo 2011/2012 desafiou à criação de disfarces de Carnaval baseados também em materiais reutilizados e alusivos ao tema do Carnaval de Torres 012 – o “Desporto” -, tendo sido apresentados sete trabalhos nesta atividade, a qual foi ganha por criações elaboradas por crianças do Jardim de Infância do Outeiro da Cabeça e da Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Domingos de Carmões, bem como por utentes do Centro de Dia da Associação de Solidariedade e Ação Social de Matacães.

Ainda outro concurso dinamizado pelo mencionado centro durante o transato ano letivo propôs a criação de calendários de Advento igualmente a partir de materiais reciclados. 11 trabalhos concorreram à iniciativa, a qual teve como vencedores os concebidos por alunos também do Jardim de Infância de Cambelas, da Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Domingos de Carmões e da Escola Básica 2,3 da Freiria, bem como por utentes do Lar de S. José.

Outra iniciativa desenvolvida pelo Centro de Educação Ambiental durante o ano letivo 2011/2012 foi o projeto Escola Zero Emissões, mediante o qual se desafiou as escolas do concelho a reduzir o seu consumo de água e energia eléctrica. A esta atividade aderiu o Centro Educativo de Dois Portos, tendo este estabelecimento de ensino conseguido durante o período de implementação do projeto reduzir os consumos dos referidos recursos.

Durante o ano letivo que agora se inicia o Centro de Educação Ambiental vai prosseguir as suas atividades. Adira às mesmas…

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas