“Cidade Europeia do Vinho 2018” dá mote a exposição na FBAUL

14.08.2019

Fotografia da inauguração da exposição, em que se vê Ilídio Salteiro, Carlos Bernardes e Leonor Fonseca.

Vitáceas é a exposição de fotografia de Leonor Fonseca que se encontra patente na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa [FBAUL] e que faz um retrato da produção vitivinícola no concelho de Torres Vedras. A mostra inaugurou na passada quinta-feira, 8 de agosto, e contou com a presença de Ilídio Salteiro, vice-presidente da FBAUL, e Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

As obras que dão forma à exposição resultam da residência artística que Leonor Fonseca desenvolveu em Torres Vedras, no âmbito do Lagar – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018. Depois de ter apresentado os trabalhos nos antigos estúdios de fotografia Foto Franco, no centro histórico de Torres Vedras, a artista apresenta, agora, um conceito curatorial renovado, a cargo de Victor dos Reis.

Na exposição, que está patente até 31 de agosto, encontra-se o retrato de homens e mulheres que, de alguma forma, se relacionam com a produção de vinho, refletindo sobre a real importância da vitivinicultura para a população da região.

Recorde-se que o LAGAR – Plataforma Criativa para a Cidade Europeia do Vinho 2018 foi a iniciativa da Cooperativa de Comunicação e Cultura que aliou a fotografia à vinha e ao vinho dos concelhos de Torres Vedras e Alenquer, com o objetivo de valorizar o património material e imaterial vinícola da região.

Publicado: 14.08.2019 - 17:12 horas