CLAII Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Torres Vedras

01.03.2014

CLAII Centro Local de Apoio  à Integração de Imigrantes de Torres Vedras

"Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.”

Artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa

Independentemente do país de onde vem, da língua que fala ou da sua religião, encontrará o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) de Torres Vedras de porta sempre aberta para o bem acolher e orientar.

Elsa Neto é, desde a inauguração deste serviço a 17 de abril de 2008, a técnica responsável pelo bom funcionamento do centro, que resultou de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.

O principal objetivo do CLAII é o de dar resposta às necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes no Concelho de Torres Vedras, seja pela informação prestada aos imigrantes, seja pelo auxílio prestado na resolução de problemas sentidos por eles no dia-a-dia. Neste sentido, este centro de apoio articula-se com outros serviços como a Segurança Social, o Centro de Emprego, Embaixadas, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Centro de Saúde, Escolas, Finanças, entre outros, assumindo um papel facilitador na interação entre os estrangeiros e estes serviços. O CLAII é uma espécie de Loja do Cidadão adaptada às necessidades de quem procura o nosso concelho para viver e trabalhar, orientando os utentes em relação a questões como a regularização de imigrantes; Regime de Segurança Social; Acesso à saúde; Educação; Emprego e Formação Profissional; Habitação; Desporto; Cultura; e Empreendedorismo.

Além do atendimento, o CLAII também desenvolve projetos de âmbito intercultural e promoção da integração que se materializaram na realização de Cursos de Empreendedorismo  e no Curso de Arte Mediação para a Promoção da Interculturalidade, bem como na edição do livro Contos de tantos Cantos, que congrega contos tradicionais de vários países.

Dos 7810 cidadãos estrangeiros atendidos no CLAII, desde que o mesmo se encontra em funcionamento, a sua grande maioria é de nacionalidade brasileira (4388 atendimentos), seguida de cidadãos de nacionalidade ucraniana (1071) e moldava (940).

O ano de 2011 foi o que registou um maior número de atendimentos (2019), verificando-se desde então um decréscimo deste número, justificado pelas saídas de imigrantes para os seus países de origem dada a conjuntura económica vivida em Portugal.

• Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes
  • Av. Tenente Valadim, n.º 17