Climathon debateu sobre a mobilidade em Torres Vedras

30.10.2018

Torres Vedras foi uma das três cidades portuguesas que recebeu o evento mundial Climathon, no dia 26 de outubro. Esta iniciativa constituiu-se como um seminário global que decorreu durante 24 horas em 113 cidades de todo o mundo.

“Mobilidade em Torres Vedras – Mudar para Descarbonizar” foi o tema desta sessão que se realizou no Torres Vedras LabCenter.

59 participantes deram forma a cinco grupos de trabalho que discutiram sobre a “Intermodalidade e movimentos pendulares”; “Modos suaves, ciclovias e acessibilidade”; “Transportes públicos e urbanos em territórios de baixa densidade”; “Mobilidade elétrica e outras fontes de energia renováveis”; e “Cidadania e mobilidade”.

Das várias ideias apresentadas, destacam-se a melhoria da acessibilidade na cidade, incentivos à utilização dos transportes coletivos, melhoria das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos e sensibilização para a mudança de comportamentos.

A sessão contou com a presença de Hugo Lucas, vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, Júlia Seixas, responsável em Portugal pelo Climate KIC, e Manuela Tavares, representante do Instituto de Mobilidade e Transportes.

Recorde-se que o Climathon é um evento que está alinhado com o desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Torres Vedras e com uma preocupação crescente em envolver os cidadãos no desenho de soluções e iniciativas a implementar no território do concelho.

Publicado: 30.10.2018 - 11:15 horas