Clube Sénior

01.07.2022

Imagem de atividade realizada no âmbito do

O “Clube Sénior” é uma resposta municipal de educação não formal direcionada a munícipes com idade a partir dos 55 anos, no âmbito da qual os participantes desenvolvem atividades formativas, lúdicas, artísticas e sociais de forma continuada.

Criado em 2007 pela Câmara Municipal em parceria com juntas de freguesia do Concelho, o “Clube Sénior” integra atualmente cerca de 200 seniores que se distribuem por 14 núcleos: Ramalhal, Santa Cruz, Turcifal, Assenta, Azenha Velha, A dos Cunhados, Sobreiro Curvo, Maceira, Outeiro da Cabeça, Carvoeira/S. Domingos de Carmões, Dois Portos, Monte Redondo, Boavista-Olheiros e Matacães.

Trata-se de um projeto que se tem vindo a assumir como uma mais-valia na melhoria da qualidade de vida dos seniores do Concelho.

Na mais recente edição da [Torres Vedras] dá-se a conhecer testemunhos de uma técnica e de quatro membros do “Clube Sénior”.

Dália Dias (Técnica coordenadora do “Clube Sénior”)

“Sou técnica do projeto desde a sua implementação e é muito gratificante poder testemunhar a importância e o impacto que o mesmo tem na vida dos seniores do Concelho.

Promover programas que contribuem para a partilha de saberes e novas aprendizagens, bem como para a melhoria da qualidade de vida dos nossos seniores, é um grande desafio”.

Dacilde dos Santos (núcleo do Turcifal)

“É uma boa iniciativa, por várias razões. Primeiro, porque proporciona-nos um convívio saudável, é muito bom podermos conviver em vez de ficar em casa a ver o tempo passar. Por outro lado, os trabalhos que fazemos são também para nós, muitas vezes, motivo de orgulho. Gostamos do que fazemos e de criar coisas novas à medida que nos são ensinadas novas técnicas.”

Maurício Francisco (núcleo do Ramalhal)

“De uma forma geral gosto dos trabalhos que faço no “Clube Sénior”. Temos gostado do tempo que temos passado nas atividades deste projeto, existe harmonia entre todos, somos como que uma família, e é uma excelente ocupação para o nosso tempo livre, estamos distraídos, é um passatempo”.

Delfina Alves (núcleo do Sobreiro Curvo)

“Este projeto é muito bom, especialmente pelo estarmos juntas, e nos sentirmos bem. Desde que deixámos o trabalho estávamos em casa, cada qual a fazer as suas coisas, e necessitamos do convívio. É também bom tomar conhecimento de certas coisas e recordar outras, quer seja a nível de bordados, quer seja a nível de estórias, quer seja a nível dos divertimentos que tínhamos antigamente”.

Maria Virgínia Proença (núcleo da Azenha Velha)

“Só temos coisas boas a dizer. O convívio, a amizade, tem sido muito bom. Para mim foi espantoso, porque estava quase há dois anos enfiada em casa, e neste momento sinto-me bem, sinto-me feliz de vir para as aulas deste projeto. Estamos todas contentes e gostamos muito do que estamos a fazer”.

Última atualização: 10.08.2022 - 16:14 horas