“Clube Sénior”, um jovem projeto que completou mais um ano de vida…

19.06.2019

13 anos, para muitos um número abençoado, é a idade do projeto municipal "Clube Sénior".

O aniversário do mesmo aconteceu no dia 13 de junho, com um almoço comemorativo realizado no salão de festas da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, no Sarge, o qual foi antecedido de uma sessão de cinema no Arena Shopping em que foi projetado o filme Parque Mayer.

Recorde-se que o "Clube Sénior" é um projeto de animação sociocultural criado em 2006 que consiste na dinamização de espaços de educação não formal para munícipes com idades a partir dos 55 anos. Atualmente está a funcionar em 14 núcleos, situados em 10 diferentes freguesias do Concelho, envolvendo cerca de 250 membros.

Das atividades realizadas de há um ano a esta parte no âmbito deste projeto, saliente-se algumas: as ações intergeracionais, que foram dinamizadas pelos seniores com cerca de 625 crianças das escolas de ensino básico do Concelho, sob o tema “A vós(z) da Ciência”; a participação em oficinas de Robótica e programação; a parceria com o Mercado Municipal, mediante a qual foram decorados cerca de 300 sacos de pano com diferentes abordagens artísticas, sob o tema da sustentabilidade, estando previsto que durante o próximo mês de setembro esses trabalhos estejam expostos nesse espaço no âmbito das comemorações do seu aniversário; a participação em formações temáticas que abordaram temas como "a importância das eleições europeias" e "a arte urbana  e a arte pública de Torres Vedras"; a continuidade da parceria com a Fábrica das Histórias no projeto “No Coração da minha Infância”, no qual  se trabalha as memórias da primeira infância dos seniores: e a participação em diversos eventos locais, a convite de juntas de freguesia, como a Feira do Mato do Turcifal, a Feira do Casal de São Pedro ou o Mercadinho de Outeiro da Cabeça.

Última atualização: 24.06.2019 - 15:20 horas