"Combina e Move-te" foi o tema da Semana Europeia da Mobilidade

10.10.2018

“Combina e Move-te” foi o tema da Semana Europeia da Mobilidade

A Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada pelo Município de Torres Vedras com um conjunto de ações que se centraram na multimodalidade, entre 16 e 22 de setembro. “Combina e Move-te” foi o lema das atividades, que tinham como objetivo sensibilizar para a utilização de diversos modos e meios de transporte e alertar os cidadãos para as consequências da utilização de formas de deslocação mais sustentáveis para o ambiente, saúde e qualidade de vida das populações.

O programa contou com a dinamização de ações de sensibilização no Centro Educativo da Ventosa e na Escola Básica do 1º Ciclo de Torres Vedras, envolvendo cerca de 50 alunos, e no Terminal Rodoviário de Torres Vedras. As ações junto da comunidade escolar deram ainda origem a 30 adesões ao sistema de bicicletas públicas de Torres Vedras, fruto da distribuição gratuita de cartões de utilização das “Agostinhas” junto dos alunos torrienses. Sublinhe-se que os cartões têm validade de um ano e seguros incluídos.

Paralelamente às atividades de âmbito local da Semana Europeia da Mobilidade, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, participou na conferência “Envolvimento dos cidadãos, mobilidade urbana e política” do Fórum CIVITAS, que decorreu entre 19 e 21 de setembro. Nessa sexta-feira, dia 21, Torres Vedras assinalou o Dia Europeu Sem Carros, com o troço da rua António Batalha Reis compreendido entre o Museu Municipal Leonel Trindade e a Igreja e Convento da Graça encerrado ao trânsito entre as 9h00 e as 17h00.

“Torres Vedras no caminho da mobilidade” foi a exposição que deu a conhecer os 13 veículos elétricos que integram as frotas da Câmara Municipal de Torres Vedras e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento – SMAS. No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade foi ainda apresentado um novo modelo de autocarro 100% elétrico que circulou pela cidade a título experimental.

Já a 12ª edição do concurso Pensar a Minha Rua encontra-se em fase de análise das quatro propostas apresentadas por habitantes do concelho que contemplam soluções de melhoria das artérias em que residem. Foram ainda descerradas as placas identificativas das obras vencedoras das duas últimas edições, na rua Dr. José de Bastos e na rua dos Bombeiros Voluntários.

A Semana Europeia da Mobilidade terminou com a apresentação do Portal da Mobilidade, a plataforma online que agrega informação relacionada com a mobilidade no Município.

Sublinhe-se que com o objetivo de melhorar a acessibilidade pedonal em Torres Vedras, as passadeiras para peões do centro da cidade estão a ser adaptadas a invisuais. Em causa estão as passagens da avenida 5 de Outubro e das ruas Santos Bernardes, Maria Barreto Bastos e Henriques Nogueira.

Última atualização: 05.02.2019 - 18:52 horas