Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias retomaram atividade

22.03.2022

Perspetiva sobre o Turcifal, onde se vêm os búzios de um moinho em grande plano.

As três Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias da Rede Social de Torres Vedras retomaram a sua atividade. As primeiras reuniões para elaboração e início de implementação dos planos de ação decorrem durante o mês de março, após as eleições para a constituição dos grupos executivos, que estarão em atividade durante dois anos.

Estas comissões assumem-se como órgãos dinamizadores do desenvolvimento social local e da erradicação da pobreza e exclusão social, procurando que os problemas sejam resolvidos em proximidade com as populações.

O objetivo passa por incentivar redes de apoio local, promover a articulação entre iniciativas, entidades e estruturas e desenvolver estratégias de intervenção articuladas, inovadoras e descentralizadas, a que se soma o fortalecimento de relações de parceria e cooperação.

Recorde-se que apesar da suspensão do seu trabalho regular devido à pandemia de COVID-19, estas comissões assumiram-se como importantes atores locais em intervenção em áreas essenciais, como a aquisição e entrega de alimentos e medicação ao domicílio, a articulação interinstitucional e o apoio às iniciativas desenvolvidas pelo Município neste período.

As Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias são constituídas por entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social, como serviços públicos, juntas de freguesia, escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social, associações e empresas, que são integrados de acordo com a sua área de intervenção.

• Comissão Social Interfreguesias do Interior do concelho de Torres Vedras
    • 25 entidades
    • Presidência do Grupo Executivo: Junta de Freguesia da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões
  • Comissão Social Interfreguesias do Litoral do concelho de Torres Vedras