Comunidade Urbana do Oeste já é uma realidade

31.03.2004

A assinatura da escritura pública de constituição da Comunidade Urbana do Oeste realizou-se no passado dia 29 de Março, no Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.

Formado pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos, Lourinhã, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, o recém-criado organismo terá, doravante, a responsabilidade de articular os investimentos municipais de interesse supramunicipal; coordenar as actuações dos municípios e destes com os serviços da Administração Central nas áreas das Infra-estruturas de Saneamento Básico e de Abastecimento Público, Saúde, Educação, Ambiente, Conservação da Natureza e Recursos Naturais, Segurança e Protecção Civil, Acessibilidade e Transportes, Equipamentos de utilização colectiva e apoio ao Turismo, Cultura, Desporto, Juventude e Actividades de Lazer; Planeamento e Gestão estratégica, económica e social; e Gestão territorial na área dos municípios integrantes.

Recorde-se que a Assembleia Municipal de Torres Vedras foi das primeiras a dar "luz verde" à integração do respectivo concelho na Comunidade Urbana do Oeste. Uma medida que o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jacinto Leandro, justificou pela necessidade de "preservar a unidade territorial e a identidade da região, nomeadamente no que respeita ao tipo de economia predominante, usos e costumes, passado histórico e paisagem natural".

Última atualização: 29.01.2019 - 10:17 horas