Torres Vedras

Concelho de Torres Vedras com centro de testes à COVID-19

29.03.2020

Imagem onde se lê

O concelho de Torres Vedras contará, a partir da próxima terça-feira, 31 de março, com um centro de testes para detetar a doença COVID-19. Os testes serão realizados todos os dias, das 9h00 às 13h00, no Centro de Educação Ambiental (Parque Verde da Várzea). Sublinhe-se que os testes são gratuitos mas encontram-se sujeitos a prescrição pela Linha SNS24 ou pela Área Dedicada COVID-19 (ADC) do Centro de Saúde de Torres Vedras, com posterior marcação para data e hora específicas.

Todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24).

Consoante os critérios de gravidade, os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito de COVID-19 se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas COVID-19 (ADC) do Concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.

Caso seja indicada a realização do teste à COVID-19, as marcações para o centro de testes podem ser feitas através do número 910 014 000, todos os dias, das 9h00 às 13h00. No processo de marcação, deverão ser facultados os seguintes dados:
  • Nº de prescrição
  • Nome
  • Nº de utente do SNS
  • Telefone
  • Data de nascimento
  • E-mail

Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direção Geral de Saúde bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão. A prioridade estabelecida para o teste à COVID-19 é a seguinte:

1. Doentes com critérios de internamento hospitalar;
2. Recém-nascidos e grávidas;
3. Profissionais de saúde sintomáticos;
4. Contactos sintomáticos de casos confirmados;
5. Doentes com comorbilidades, nomeadamente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna ativa, ou estados de imunossupressão;
6. Doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença;
7. Doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades identificadas acima.

A Proteção Civil de Torres Vedras apela à população em geral para que se mantenha em casa, cumprindo o isolamento social voluntário.

Apela-se para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades. 

[Notícia atualizada às 19h09 de 31/3/2020]

voltar ao topo ↑