Concelho voltou a acolher o maior festival de desportos de ondas do país

08.08.2012

Imagem do campeão do mundo de "bodyboard" no "Santa Cruz Ocean Spirit"

Numa tentativa de afirmar turisticamente a costa do concelho no panorama nacional e internacional dos desportos de ondas, o Santa Cruz Ocean Spirit realizou-se este ano mais uma vez, embora com um orçamento reduzido tendo em conta o atual contexto económico.

115 atletas oriundos de vários países marcaram presença neste evento que se continua a constituir como o maior festival de desportos de ondas do país, e que decorreu entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, na Praia do Mirante, em Santa Cruz.

Quatro provas desportivas tiveram lugar no decorrer desta sexta edição do Ocean Spirit: o Downwind Porto Dinheiro – Santa Cruz de Stand Up Paddle (ganho por Filipe Meira); a 2.ª etapa do circuito nacional de kayaksurf e waveski (que teve como vencedores o torriense Bruno Melo e ainda Eurico Viana e Miguel Carvalho); a competição de bodyboard Vert Pro/Am (que contou com a participação do campeão mundial da modalidade, Pierre-Luis Costes, e foi ganha por Rita Pires, Mauro Bandeiras, Nuno Leitão e Ricardo Faustino nos seus diversos escalões); e a competição Waterman Wanted (em que os participantes competiram em várias modalidades de desportos de ondas, tendo João Brogueira, Carlos Manuel, Inês Correia e Odei Etxeberria sido os que averbaram mais pontos nas respetivas categorias).

Mas o Ocean Spirit não é, como se sabe, apenas desporto. É também animação noturna, a qual trouxe milhares de pessoas a Santa Cruz para assistir a concertos (de Nu Soul Family e A Bela e os Monstros) e a performances de DJ’s (sendo de destacar as de Diego Miranda, que foi acompanhado pela cantora Ana Free, e de Angel –O). Referência também, nesta vertente do festival, para o respetivo concurso de DJ’s (ganho por Dirty Player) e o de eleição de Miss e Mister Ocean Spirit 2012 (que teve Thaís Breder e Gustavo Roque como vencedores).

Para a realização do evento foi de novo instalada a Aldeia Neptuno (numa área com cerca de 6 mil m2) que acolheu espaços comerciais, de representação de entidades e um dedicado a atividades pedagógicas, uma piscina onde foram proporcionadas aulas gratuitas de iniciação a desportos de ondas, um restaurante, um snack-bar, bares e uma área destinada à animação noturna.

Estima-se que cerca de 80 mil pessoas tenham passado este ano pelo Ocean Spirit.

Referência ainda para a ação de sensibilização rodoviária noturna realizada no âmbito do evento, no dia 28 de julho, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com a colaboração da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da Guarda Nacional Republicana, com a qual se assinalou o Dia Europeu da Segurança Rodoviária. A atividade começou à entrada do festival onde foi projetado um vídeo relacionado com a temática da sensibilização rodoviária, distribuído folhetos também relativos à mesma e proporcionado a realização de testes de despistagem de álcool, tendo-se oferecido brindes a quem registou uma taxa de alcoolémia de 0,0 g/l de álcool no sangue. Já posteriormente, perto da discoteca Faraó, numa “operação stop”, ofereceram-se vouchers para espetáculos no Teatro-Cine aos condutores que também não acusaram consumo de álcool.

A Câmara Municipal foi o principal patrocinador do Santa Cruz Ocean Spirit.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site (acessível em: www.oceanspirit.pt).

Refira-se, ainda, que a próxima edição do Ocean Spirit já tem data: realiza-se de 19 a 28 de julho do próximo ano.

Entre no espírito oceânico!...

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas