Concurso “O Mar começa aqui, o Mar começa em ti!” premiou alunos do Concelho

23.06.2022

Fotografia do workshop

Os prémios do concurso municipal “O Mar começa aqui, o Mar começa em ti!” referentes ao presente ano letivo foram entregues. Os alunos da Escola Básica 1 da Ereira venceram o 1.º escalão, do Jardim de Infância de São Domingos de Carmões venceram o 2.º escalão, do Externato de Penafirme venceram o 3.º escalão, e da Escola Secundária Madeira Torres venceram o 4.º escalão.

Este concurso, dirigido às escolas do Concelho que participam no programa “Eco-Escolas”, teve como objetivo premiar as melhores pinturas realizadas pelos alunos em sarjetas. O concurso “O Mar começa aqui, o Mar começa em ti!” pretende, assim, educar para uma cidadania ativa e sensibilizar para a importância da proteção dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água doce e salgada.

Os vencedores do 1.º e 2.º escalão usufruíram de uma visita ao Pavilhão do Conhecimento e ao Centro de Educação Ambiental de Beirolas, que decorreu no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos.

Já os alunos que venceram o 3.º e 4.º escalão participaram no workshop “Pintura de Mural”, com o artista Tiago Hacke. A atividade foi realizada nos dias 13 e 14 de junho, nas respetivas escolas, e o tema desenvolvido relacionou-se com o oceano e com as espécies marinhas que ocorrem na costa portuguesa, como o sargo, a tainha e o robalo.

Com este workshop o artista procurou “que os alunos tentassem pintar os peixes de forma fidedigna e não da forma como já sabiam pintar, fazendo com que conseguissem superar e acreditassem que são capazes de pintar para além dos seus limites”. As duas sessões do workshop contaram com a participação de 28 alunos e a sua realização irá contribuir para a sensibilização de toda a comunidade escolar para a preservação dos oceanos.

O projeto “O Mar começa aqui” é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), integrada no programa “Eco-Escolas”. No concelho de Torres Vedras, o projeto é coordenado pelo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, em parceria com os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Torres Vedras e a empresa Águas do Tejo Atlântico.

Última atualização: 23.06.2022 - 12:31 horas