Conselho Municipal de Educação fez balanço do ano letivo

28.07.2021

Fotografia de uma sala em formato de auditório, em que se vêm os membros do Conselho Municipal de Educação a assistir à apresentação de Ricardo Sá.

O Conselho Municipal de Educação de Torres Vedras esteve reunido na Escola Internacional de Torres Vedras, no passado dia 22 de julho. Tratou-se da segunda reunião deste órgão, que traçou um balanço do ano letivo que agora termina, tendo ainda perspetivado o ano letivo 2021/2022.

O médico de clínica geral e coordenador do projeto “Report Covid”, Ricardo Sá, destacou o trabalho desenvolvido com os estabelecimentos de ensino, que permitiu identificar casos suspeitos e antecipar medidas preventivas, reduzindo o impacto da pandemia na comunidade escolar.

Em cima da mesa também estiveram as alterações à rede escolar do Concelho no próximo ano letivo, com a entrada em funcionamento das escolas básicas de Póvoa de Penafirme e de Turcifal. Desta forma, deixarão de estar em atividade estabelecimentos de ensino da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e da freguesia do Turcifal.

Foi, ainda, apresentado o Plano Anual de Transporte Escolar, que consiste num instrumento de planeamento da oferta de serviços de transporte entre o local de residência dos alunos e os estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário da rede pública.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a participação do Município de Torres Vedras na plataforma de ensino superior politécnico. Torres Vedras é um dos oito concelhos que constituem esta plataforma colaborativa, que permitirá aumentar a oferta de ensino superior politécnico nestes territórios.

Laura Rodrigues deu, ainda, nota das distinções conquistadas no âmbito do Prémio de Boas Práticas de Participação da Rede de Autarquias Participativas e da realização do Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em Torres Vedras. A reunião terminou com uma visita às instalações da Escola Internacional de Torres Vedras.

O Conselho Municipal de Educação é uma instância de coordenação e consulta que promove a coordenação da política educativa municipal. O órgão articula a intervenção dos agentes educativos e dos parceiros sociais, analisando o funcionamento do sistema educativo e propondo ações que promovam maiores padrões de eficiência e eficácia. O Conselho é nomeado por deliberação da Assembleia Municipal de Torres Vedras.

Publicado: 28.07.2021 - 16:45 horas