Construção de Rede de Ciclovias para a Cidade de Torres Vedras

17.11.2017

Foi aprovado o projeto de execução para a construção de uma rede de ciclovias urbanas para a cidade de Torres Vedras, em Reunião de Câmara realizada no passado dia 14 de novembro, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras.

Trata-se de uma rede de ciclovias que foi pensada para servir, essencialmente, viagens casa-trabalho ou casa-escola, procurando conciliar as condições de segurança para os ciclistas com a proximidade necessária com locais de destino das viagens.
A implementação desta rede de ciclovias na cidade de Torres Vedras, que tem uma longa tradição associada ao ciclismo, irá contribuir desde logo para uma maior utilização da bicicleta nos modos de deslocação da população e para uma cidade mais segura, uma vez que parte significativa das ciclovias são implantadas em vias que estão atualmente afetas à circulação rodoviária, em eixos que estão sobredimensionados para a procura rodoviária que apresentam, mitigando assim o excesso de velocidade na circulação dos veículos motorizados.

O conceito e a definição dos corredores que integram a rede de ciclovias foram definidos para promover a ligação aos principais polos geradores de viagens, tais como: o terminal rodoviário, principais equipamentos escolares, de saúde e desportivos e principais vias comerciais fora do centro histórico.

O objetivo principal na conceção e desenho da rede de ciclovias foi o de assegurar as condições de acessibilidade, comodidade, conforto e segurança de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização.
A rede de ciclovias é composta por três tipos de ciclovias que diferem entre si pelo nível de segregação em relação à circulação rodoviária:

Tipo 1 – Corredor segregado da faixa de circulação automóvel implantado na plataforma da via e devidamente demarcada, podendo ser unidirecional ou bidirecional.
Os arruamentos onde foram adotados este tipo de ciclovias são os seguintes:
- Av. da Liberdade a partir da rotunda do C.A.E.R.O.
- Rua António Augusto Cabral
- Rua Dr. Ricardo Belo

Tipo 2 – Em corredor implantado ao nível do passeio e segregado da zona de circulação pedonal. Os arruamentos onde foram adotados este tipo de ciclovias são os seguintes:
- Rua Campo da Várzea
- Rua Maria Barreto Bastos
- R. António Leal d’Ascensão
- Rua do Clube de Ténis
- Rua Ana Maria Bastos
- Rua Venerando de Matos e Praça Francisco Sá Carneiro
- Rua Dr. Mário Sousa Dias

Tipo 3 – Corredor partilhado com veículos motorizados com velocidade controlada de 30Km/h.
Os arruamentos onde foram adotados este tipo de ciclovias são os seguintes:
- Rua S. Gonçalo de Lagos
- Rua Raimundo Porta
- Rua Luis Augusto Albino
- Rua António Batalha Reis
- Rua Santos Bernardes
- Rua dos Bombeiros Voluntários
- Rua Vítor Cesário da Fonseca

A promoção de uma mobilidade mais sustentável, através do uso da bicicleta, contribui para a melhoria da saúde pública e do ambiente urbano, designadamente pelo incentivo à alteração da repartição modal nas deslocações urbanas, designadamente a transferência do modo de transporte individual motorizado para o modo ciclável; contribuição para a redução do consumo de energia primária; e contribuição para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e de poluentes atmosféricos – GEE.

Esta operação terá um custo total de  536 535,9€ (com iva), apoiada a 85% pelo Fundo FEDER e os restantes 15% suportados pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 15.02.2019 - 18:17 horas