Corso Escolar. O futuro do Carnaval nas ruas da cidade

01.01.2023

Fotografia de uma criança no Corso Escolar, com um chapéu de palha e um colete com padrão de azulejos.

Ao longo do ano, são muitos os torrienses que anseiam pelo Carnaval de Torres Vedras. Associações, grupos carnavalescos, matrafonas e outros foliões espontâneos organizam-se para preparar máscaras, participar nos corsos e viver da melhor forma os dias de folia.

Mas se há algo com que milhares de foliões concordam é que o Corso Escolar é um dos momentos mais especiais daqueles seis dias. Nas ruas do centro de Torres Vedras, cerca de 8.000 alunos de todas as idades celebram o Entrudo e apresentam as máscaras preparadas durante o ano letivo.

Afinal, o Corso Escolar integra o plano anual de atividades de todas as escolas do Concelho, reunindo creches, jardins de infância, escolas do ensino básico, secundário e profissional (da rede pública, privada e solidária), bem como a Universidade Sénior de Torres Vedras.

A preparação começa cerca de três meses antes, no momento em que a Câmara Municipal informa os estabelecimentos sobre o tema da próxima edição do Carnaval. Cada escola procede à sua inscrição, define o seu subtema e os materiais a utilizar, recebendo uma comparticipação financeira para a elaboração das máscaras.

Sensivelmente a dois meses da realização do Corso Escolar tem início um dos momentos mais aguardados pelos mais pequenos: a preparação das máscaras. Um processo repleto de aprendizagem que, além do corpo docente, envolve encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa.

Até ao último dia a azáfama é muita, aplicando toda a imaginação e criatividade dos pequenos foliões até ao mais ínfimo detalhe. As salas de aula enchem-se de entusiasmo e em jeito de uma brincadeira muito séria, preparam-se os fatos para aquela que será, para muitos, uma das primeiras experiências carnavalescas.

Chegada a sexta-feira de Carnaval, milhares de crianças e jovens deslocam-se até ao coração da Cidade. A Avenida 5 de Outubro e as ruas Santos Bernardes, José Augusto Lopes Júnior e Henriques Nogueira acolhem uma multidão que não perde o Corso Escolar, momento que contribui para o carácter singular do Carnaval de Torres Vedras.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o Corso Escolar regressa às ruas a 17 de fevereiro. Um momento de crucial importância para a formação de públicos e para a transmissão do legado do Carnaval de Torres Vedras para as novas gerações.

Rita Santos

Publicado: 23.02.2023 - 09:33 horas