Cortejo Etnográfico de Santa Cruz voltou a recordar “tempos de outrora”

16.08.2013

No Dia da Assunção de Nossa Senhora, festa popular centenária, os “saloios” voltaram a “subir” a Santa Cruz…

Tratou-se de mais uma edição do Cortejo Etnográfico desta estância balnear, organizado pela Câmara Municipal e protagonizado pelos ranchos folclóricos do concelho, elementos fundamentais para a preservação da memória e da identidade local e os mais adequados para levarem a cabo a recriação daquela antiga tradição das populações rurais torrienses.

Assim, durante a manhã do dia 15 de agosto, aqueles agrupamentos musicais, partindo de vários pontos de Santa Cruz, foram convergindo para o Largo Jaime Batista da Costa, dirigindo-se posteriormente para o local onde os “saloios” costumavam almoçar: a Praia do Guincho. O ponto alto do Cortejo Etnográfico foi mais uma vez a passagem do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados) junto àquele largo, entre as atuações dos outros ranchos, com as tradicionais carroças e animais.

Recorde-se que sendo pouco antes dos preparativos para as vindimas, o “15 de agosto” era uma “zona de fronteira” vivida de forma festiva pelos “saloios”, para além de que a ida à praia para estes era um privilégio.

Esta recriação etnográfica que recordou “tempos de outrora” integrou-se no programa Onda de Verão.

Última atualização: 17.09.2013 - 18:21 horas