Cronografias de Torres

01.11.2016

Cronografias de Torres
  • Autoria: Vasco Torres
  • Localização: Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras (acesso ao Auditório Municipal)
  • Data: 2015
  • Técnica mista pinturas/colagens

“Rever a minha exposição de pintura/colagens, de marco de 2015, na Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, integrada nas atividades relativas às comemorações dos 200 anos das invasões napoleónicas na Península Ibérica, permite-me fazer referência ao tipo e estilo de trabalho que na altura produzi, em resposta ao desafio que envolvia a proposta da Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Há já algum tempo que o trabalho que tenho desenvolvido se pauta por uma gestualidade muito acentuada, em combinação com algum figurativismo e técnicas mistas articuladas. De acordo com o desafio que me foi lançado, optei por uma técnica mista, em que as colagens tivessem uma preponderância figurativa que tornasse mais fácil a sua leitura relativamente aos personagens históricos em jogo. Foi nesse sentido o meu projeto de trabalho: que o resultado final permitisse um equilíbrio que simultaneamente tornasse os mais de vinte quadros expostos evocativos e sedutores aos olhos do observador e também demonstrativos das vicissitudes históricas dos protagonistas. ”

Vasco Torres, 8 de outubro de 2016

Os quadros que podem ser apreciados no Átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres são quatro de um conjunto de vinte.

Vasco Torres

• Iniciou a abordagem à pintura na década de oitenta como autodidata.
  • Tendo começado pela pintura figurativa, interessou-se posteriormente pela pintura abstrata. Neste momento o seu trabalho caracteriza-se pela abordagem destas duas vertentes da pintura.
  • Na Sociedade Nacional de Belas-Artes frequentou os cursos de Teoria de Estética e Arte Contemporânea, com o professor David Lopes, o curso de Arte Barroca com a professora Margarida Calado, e o curso de Arte do século XX, com a professora Cristina Azevedo Tavares.
  • Em 1999, teve oportunidade de participar em aulas de pintura com o pintor António Inverno.
  • Em 2003, frequentou o curso de Arte Moderna e Contemporânea, no Centro Cultural de Belém, com a professora Bárbara Coutinho.
  • Em 2004, frequentou o «Curso de Estética-Arte e Metafísica, segundo Schopenhauer e Nietzsche», na ARCO em Lisboa, com o professor Nuno Crespo.
  • Em 2005, frequentou, na Fundação Calouste Gulbenkian, os cursos «O valor da arte», com o professor Eric Amouroux, e «Aspetos e Conceitos Fundamentais da Arte Contemporânea no Mapa da Cultura Atual», com a professora Sandra Vieira Jürgens.
  • Concluiu o curso de Pós – Graduação em História da Arte Contemporânea, na Universidade Católica do Porto, no ano letivo de 2006/2007.
  • Finalista de mestrado em Arte Contemporânea na mesma universidade no ano letivo de 2007/2009.
  • Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, curso de gravação de água -forte/água-tinta com a professora Joana Latka.
  • Finalista do mestrado de artes plásticas no Instituto Politécnico de Leiria- ESAD, Caldas da Rainha.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Na galeria Art Gallery, em Alcabideche (Cascais)
No espaço comercial da empresa Auto-Carruço, em Torres Vedras
Na galeria Cólicas. Em Ponte de Rol (Torres Vedras)
No bar ”Ar de Bar” em S. Cruz
Na galeria “Au Bonheur du Jour” em lisboa
Na Associação dos Pilotos de Linha Aérea, em Lisboa
No Fórum Picoas, em Lisboa
Na galeria Pepper’s, nas Caldas da Rainha
No Foyer do Hospital Garcia de Horta, em Almada
No bar “ Ar de Bar “, em S.Cruz
Na galeria Século XVII, em Leiria
Na galeria Mouraria no Funchal – Madeira
No Clube dos jornalistas em Lisboa
No Centro Cultural de Bragança
Divulgação de um quadro seu na revista Visão no âmbito de um artigo sobre arte.
Câmara Municipal de Lisboa
“COISA” industrias culturais da Companhia João Garcia Miguel
Galeria: Sluijter & Meijer, Roterdão,  Holanda
2015
Centro de Arte Contemporânea de Torres Vedras - Cooperativa de Comunicação e Cultura - Câmara Clara.
Bar do Gil - Torres Vedras

Última atualização: 26.09.2019 - 15:53 horas