Cultura Científica foi comemorada pelo quarto ano pela Câmara Municipal

11.12.2020

Imagem da oficina

De forma a comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), a Câmara Municipal levou mais uma vez a cabo a iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”.

De recordar que aquela efeméride foi instituída em 1997, em homenagem a Rómulo de Carvalho - professor, pedagogo, autor de manuais escolares, historiador da ciência e da educação, poeta e divulgador científico.

Das atividades dinamizadas no âmbito da referida iniciativa, saliente-se as oficinas destinadas ao público escolar, nomeadamente: “Ciência com Magia”, em que participaram 365 crianças do ensino pré-escolar; “Ara - A engenheira das Estrelas”, em que participaram 210 alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico; “O Robot protege o ambiente”, em que participaram 177 alunos do 2.º ciclo do ensino básico; e "Quero uma Mamã Robô”, em que participaram 105 crianças do ensino pré-escolar.

A passagem do projeto “Creactivity” pelos Campelos e pela Boavista-Olheiros também se integrou no programa da iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”. Ao todo, 743 entradas de alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do Centro Educativo dos Campelos, da Escola EB 2,3 dos Campelos e da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias) foram contabilizadas no camião do “Creactivity”.  De referir que o espaço “Creactivity” é uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, sendo que no mesmo são proporcionados workshops de experimentação com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia, os quais se constituem como propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

Ainda no âmbito da edição deste ano da iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, realizou-se uma palestra intitulada “A Ciência Alimenta”, proferida por Maria Jorge Campos (da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Politécnico de Leiria), em que participaram 47 alunos do 3.º ciclo do ensino básico; um workshop em Basic em que participaram 78 alunos também do 3.º ciclo do ensino básico; a oficina “Ara - A engenheira das Estrelas” dirigida a famílias; e a oficina “Lab-x”, também destinada a famílias.

A iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o qual é financiado pelo Centro 2020 | Portugal 2020 | União Europeia - Fundo Social Europeu.

Última atualização: 14.12.2020 - 12:27 horas