Débora Ribeiro foi eleita Rainha das Vindimas de Torres Vedras 2022

15.11.2022

Fotografia da Rainhas das Vindimas 2021 e da recém-eleita Rainha das Vindimas 2022

A Final da 42.ª edição do Festival das Vindimas realizou-se no dia 12 de novembro, no Pavilhão Multiusos. Débora Ribeiro, da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, foi a grande vencedora da noite, tendo sido eleita Rainha das Vindimas entre as 13 candidatas a concurso.

O título de 1.ª Dama de Honor foi atribuído a Bruna Cuco, da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, e o de 2.ª Dama de Honor foi para Catarina Gomes, de Ponte do Rol. Estes títulos e o de Rainha das Vindimas são atribuídos pelo júri da final com base na presença, desfiles, criatividade e vestido das candidatas.

Cerca de 1.500 espectadores assistiram à gala final, que foi apresentada por Inês Silva (Tecas) e por Francisco Malhado. A animação musical ficou a cargo da Banda Baco e do Dj Johnz e a Academia Espaço-Dança – Ilú proporcionou vários momentos de dança.

No âmbito do concurso foram, ainda, atribuídos os seguintes prémios:

• Prémio Simpatia (atribuído pelas participantes, por votação secreta, no fim de semana social, sendo valorizado o companheirismo e espírito de grupo): Joana Reis, de Turcifal;
  • Prémio Público (atribuído pelo público, por votação nas redes sociais do evento): Bruna Cuco, da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo;
  • Prémio Fotogenia (atribuído pelo fotógrafo do evento à candidata que mais se destacou nas sessões fotográficas): Mariana Nunes, da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões;
  • Prémio Tradição (atribuído à candidata que demonstrou mais conhecimento e interesse pelo seu Município e freguesia, mas também conhecimento sobre o vinho e a vinha): Joana Reis, de Turcifal;
  • Prémio Criatividade (atribuído à candidata que demonstrou mais criatividade na construção do seu vestido e acessórios): Iris Mariano, da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça;
  • Prémio Vídeo (atribuído à candidata que teve melhor desempenho no vídeo de apresentação, mostrando criatividade ao representar a sua freguesia): Joana Reis, de Turcifal.

O júri da final foi composto por Marisa Martins, que participou no Festival das Vindimas em 1993 e durante vários anos formou as candidatas a Rainha das Vindimas; Florbela Baptista, que integra a Direção de Valorização da Oferta, do Turismo de Portugal; Matilde Maia de Loureiro, vencedora do concurso Fashion Dream 2008 e eleita manequim revelação pelo canal Fashion TV; e Maria Figueiredo, Rainha das Vindimas de Torres Vedras em 2021 e formada em Coordenação e Produção de Moda.

A Rainha das Vindimas recebeu um computador portátil, oferta da Servimicro, uma viagem no valor de 250 €, oferta da ClickViaja, um curso de Inglês de 6 meses, oferta da WSE, um modelador de cabelo e maquilhagem. A 1.ª Dama de Honor recebeu um curso de Inglês de 4 meses, oferta da WSE, um modelador de cabelo e maquilhagem. Já a 2.ª Dama de Honor recebeu um curso de Inglês de 3 meses, oferta da WSE, um modelador de cabelo e maquilhagem. Cada uma das 13 finalistas receberam uma conta com 100 € na Caixa Agrícola de Torres Vedras.

A 42.ª edição do Festival das Vindimas contou com a participação de 27 candidatas das 13 freguesias do Concelho. Em 2022, o concurso apresentou um modelo híbrido, com episódios online e a final presencial. Os episódios foram gravados na Quinta da Boa Esperança e no Dolce Campo Real, incluindo workshops de maquilhagem, de desfile de passerelle, sobre como comunicar em público e sobre enoturismo.

Débora Ribeiro irá, assim, representar Torres Vedras no concurso Rainha das Vindimas de Portugal, a realizar no Douro em 2023.

Última atualização: 15.11.2022 - 19:39 horas