Dia das Pessoas com Deficiência assinalado em Torres Vedras

10.12.2018

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, a Câmara Municipal em parceria com a APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) voltou a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

Nesse âmbito, realizou-se nesse dia uma palestra na Escola Secundária Henriques Nogueira alusiva à efeméride, na qual esteve presente a vereadora da Área do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, tendo na ocasião a técnica da Câmara Municipal, Sandra Colaço, dado a conhecer as atividades do GADV (Gabinete de Apoio à Deficiência Visual) e Leonel Alves (elemento deste gabinete) apresentado uma comunicação intitulada “Iniciativa Network for Role Models”, tendo ainda elementos do GADV apresentado testemunhos. Mais de 100 pessoas estiveram presentes nesta tertúlia.

Também no dia 3 de dezembro, teve lugar a ação de sensibilização Tod@s na Cidade, em que mais de 30 participantes, entre elementos do GADV e da APECI e alunos, passearam por Torres Vedras, com o objetivo de identificarem barreiras/obstáculos à mobilidade e boas práticas na área da acessibilidade.

Ainda nesse dia foi inaugurada no átrio do Edifício da Câmara Municipal a exposição Um Olhar sobre a Igualdade na Diferença. Trata-se de uma exposição que “demonstra as novas oportunidades de aprendizagem, favorecendo a expressão de emoções e a comunicação da pessoa com deficiência. Pretende também contribuir para o desenvolvimento pessoal dos intervenientes e incentivar a inserção na comunidade, dando visibilidade à expressão artística, possibilitando aos seus participantes ganhos significativos no plano cognitivo, terapêutico, sócio emocional e da comunicação e linguagem”. A exposição Um Olhar sobre a Igualdade na Diferença pode ser visitada até ao próximo dia 14.

Sensibilizar a comunidade para a temática da deficiência, desmistificar este conceito e valorizar todos os cidadãos, promovendo uma sociedade mais inclusiva e impulsionadora dos direitos e deveres de todos, foram os objetivos desta atividade.

Última atualização: 04.02.2019 - 18:28 horas