Dia Internacional da Cidade Educadora foi comemorado em Torres Vedras

30.11.2017

Torres Vedras comemorou no dia 30 de novembro o Dia Internacional da Cidade Educadora.

Nesse âmbito a Câmara Municipal convidou diversas entidades e pessoas de diversas faixas etárias para a construção conjunta de um painel de azulejos com o tema “A Minha Cidade”, o qual pretende revelar o olhar que cada um dos participantes nesse trabalho tem sobre a sua cidade onde os princípios que suportam uma Cidade Educadora estão presentes. Nesta atividade participaram um grupo de ensino pré-escolar do equipamento de infância da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, uma turma do 1.º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Torres Vedras, uma turma do 3.º ciclo do ensino básico e uma turma do ensino secundário da Escola Secundária Henriques Nogueira, um grupo da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) e um grupo da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.

Esse painel, que está patente no átrio do edifício da Câmara Municipal, foi concluído na manhã daquele dia.

Nesse ato, que teve lugar na praça fronteira a este edifício, foi dedicado um minuto a um aplauso coletivo e ao hastear da bandeira das cidades educadoras, o que decorreu em simultâneo por todo o mundo nas várias cidades educadoras.

De referir que as cidades educadoras tiveram início, como movimento, em 1990, aquando do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como associação internacional, oficialmente criada no III Congresso das Cidades Educadoras, o qual decorreu em Bolonha.

A Câmara Municipal pertence não apenas a esta associação internacional, mas também às respetivas organizações nacional e lusófona.

Última atualização: 17.01.2020 - 13:45 horas