Dia Internacional dos Arquivos foi assinalado em Torres Vedras

12.06.2018

O Arquivo Municipal assinalou ontem, dia 11 de junho, pela primeira vez, o Dia Internacional dos Arquivos.

Tal aconteceu com a realização de visitas guiadas destinadas à comunidade e uma apresentação sobre suportes de escrita dirigida a alunos do primeiro ano de escolaridade, mais concretamente do Jardim Escola João de Deus (de Torres Vedras).

Assim, às 10h30 e às 15h30, foram apresentadas as instalações do Arquivo Municipal, nomeadamente a sala de referência, a sala de leitura, a sala técnica e os depósitos, ao mesmo tempo que se abordavam questões relacionadas com o tipo de documentação existente e as funções dos arquivistas.

Às 14h30, crianças do referido estabelecimento de ensino tiveram o seu primeiro contacto com pergaminhos e com alguns materiais de escrita utilizados antigamente, como a pena, as canetas de aparo, a ardósia e a máquina de escrever.

No total, trinta e seis pessoas participaram no Dia Aberto no Arquivo.

De referir, a propósito da efeméride comemorada, e como se pode também ler na parede do Arquivo Municipal, segundo a declaração universal sobre os Arquivos da UNESCO: “Arquivos são um património único e insubstituível transmitido de uma geração a outra. São fontes confiáveis de informação para ações administrativas responsáveis e transparentes”.

Última atualização: 25.10.2022 - 10:31 horas