Dia Mundial do Turismo foi assinalado pela Câmara Municipal

28.09.2012

O Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) foi assinalado pela Câmara Municipal com uma conferência realizada no auditório do Centro de Apoio ao Empresário, em Torres Vedras, subordinada à temática Turismo Sustentável - Um caminho a percorrer!

Uma plateia composta por cerca de 160 alunos de cursos técnicos de turismo (da Escola Profissional Agrícola Fernandes Barros Leal, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres, da Escola Secundária de Henriques Nogueira e da Escola Secundária da Lourinhã) assistiram a essa conferência que se integrou no Programa Bandeira Azul (mediante o qual as zonas balneares nacionais são candidatadas à Bandeira Azul, galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa).

Nesta ação a técnica de turismo Dulcineia Ramos abordou o “VolunTURISMO”, ou seja, uma inovadora forma de fazer turismo que passa por praticar em simultâneo atividade voluntária; ao passo que o vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, levou a cabo uma apresentação sobre o projeto Quality Coast e a sua implementação no concelho e, futuramente, na região.

Recorde-se, a este propósito, que a o galardão deste projeto (a respetiva bandeira), é atribuído desde 2009 ao Município pela EUCC – Coastal & Marine Union, sendo que o mesmo comprova que toda a área concelhia, enquanto zona costeira turística, apresenta um desempenho sustentável excelente. Saliente-se que no ano transato a bandeira do Quality Coast foi atribuída ao Município pela primeira vez na categoria de ouro, relativamente a duas áreas do projeto (ambiente e identidade). De realçar ainda que o concelho foi um dos primeiros territórios nacionais a hastear o referido galardão, o que o torna uma referência a nível nacional e europeu na área do turismo sustentável.

Além disso integra o “Top 50 dos destinos Quality Coast do Sul da Europa 2011”, estando assim na lista dos destinos costeiros desta zona do planeta mais atrativos para os turistas interessados em “Natureza, património cultural, identidade local e ambiente”.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas