Divisão de Ação Social Escolar

01.09.2013

Divisão de Ação Social Escolar

Nesta edição mostramos-lhe a equipa que trabalha todos os dias para a qualidade da educação do Concelho de Torres Vedras: a Divisão de Ação Social Escolar da Câmara Municipal de Torres Vedras. Esta é uma equipa jovem e dinâmica que dá resposta a muitas situações que envolvem todo o ambiente em que as “nossas” crianças e jovens crescem.

O núcleo duro da Divisão é composto por 15 elementos, entre coordenador, técnicos superiores e apoio administrativo. No entanto, esta equipa é bem mais extensa, pois integra ainda 4 motoristas de transportes escolares, 16 cozinheiras e 120 assistentes operacionais que prestam apoio nos estabelecimentos escolares do concelho. Cientes que o bom desempenho da equipa tem repercussão na tranquilidade dos encarregados de educação, na melhor prestação dos educadores e na melhoria das condições de aprendizagem para os alunos, todos dão o melhor de si para que esta seja uma realidade efetiva.

Neste sentido, refira-se que a Divisão de Ação Social está dividida em 4 áreas de intervenção, que apresentamos de forma sumária:

Área de Alimentação e Refeitórios

Confeção e distribuição de refeições a alunos do pré-escolar e 1.º ciclo (cerca de 1400 refeições diárias no ano letivo 2012/2013); Avaliação da qualidade das refeições fornecidas por entidades externas.

Área de Transportes Escolares

Gestão e realização de transportes escolares especiais (alunos com mobilidade reduzida); Coordenação de processos de candidatura a transportes escolares dos alunos dos 2.º, 3.º ciclo e secundário.

Área de Intervenção Socioeducativa

Gestão do Serviço de Apoio à Família da educação pré-escolar; Gestão de atividades de enriquecimento curricular; Gestão do Programa de Generalização de Refeições do 1.º ciclo; Gestão do Regime de Fruta Escolar; Gestão das competências municipais na área da ação social escolar; Gestão do Portal da Educação de Torres Vedras; Gestão do pessoal não docente afeto à educação pré-escolar, refeições e atividades de enriquecimento curricular; Organização da Grande Festa da Criança – Oeste Infantil, Corso Escolar, sessões do Projeto Conversas com Pais, Programa Tempo de Férias e sessão de abertura do ano letivo; Participação na Rede de Cidades Educadoras; Representação do Município nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos Escolares; Coordenação do Conselho Municipal de Educação e formação de pessoal docente e não-docente.

Área de Planeamento e Gestão de Instalações e Equipamentos

Manutenção de edifícios escolares de pré-escolar e 1.º ciclo; Acompanhamento da construção de novos edifícios escolares; Aquisição/manutenção de mobiliário escolar, material didático e equipamentos informáticos escolares e monitorização da Carta Educativa.

Quem é Quem?

Rodrigo Ramalho (Chefe de Divisão. Coordenação geral da Divisão e representação do Município de Torres Vedras nos Conselhos Gerais dos Agrupamentos de Escolas Henriques Nogueira e Madeira Torres.)

Filipa Sousa (Técnica Superior. Gere o Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular, o Programa de Generalização de refeições do 1.º ciclo e o Regime de Fruta Escolar. Trabalha na aquisição e gestão de mobiliário escolar e material didático. Representa o município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.)

Hugo Lucas (Secretário da Vereadora da Educação. Responsável pela manutenção de edifícios escolares e acompanhamento da construção de novos edifícios; Representa o município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Madeira Torres.)

Miguel Neto (Técnico Superior. Responsável pela gestão de transportes escolares especiais e pelos processos de candidatura a transportes escolares; Gestão do Portal da Educação; Aquisição/gestão de equipamentos informáticos escolares; Monitorização da Carta Educativa e representa o município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo.)

Tânia Costa (Técnica Superior. Gestão do Serviço de Apoio à Família da educação pré-escolar e das competências municipais na área da Ação Social Escolar; Organização da Oeste Infantil e representação do município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Freiria.)

Tânia Pedro (Técnica Superior. Gestão de pessoal não docente, refeições e atividades de enriquecimento curricular; Participação na Rede de Cidades Educadoras; Organização do Corso Escolar e do Tempo de Férias; Formação de pessoal não docente; Representação do município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Maxial.)

Joana Monteiro (Técnica Superior. Organização da Oeste Infantil, do Tempo de Férias, das sessões do projeto Conversas com Pais e da sessão de abertura do ano letivo; Gestão do projeto Empreender Criança; Formação de Pessoal docente e representação do município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias.)

José Alves ( Eng. Alimentar. Coordenação da confeção e distribuição de refeições e avaliação das refeições fornecidas por entidades externas ao município.)

Sofia Vieira (Assistente técnica. Apoio administrativo à Vereadora da Educação, Laura Rodrigues)

Marina Costa, Teresa Ginja, Paula Abalada, Fátima Marta e Paula Martins (Apoio administrativo à Divisão)

Mário Pereira (Apoio administrativo à Divisão e condução de viaturas de transportes escolares)

• Divisão de Ação Social Escolar