Documento municipal orienta eventos no sentido da sustentabilidade

30.12.2019

A Câmara Municipal elaborou um documento de Boas Práticas para Eventos Sustentáveis.

Neste documento definem-se um conjunto de medidas e boas práticas para implementação, de caráter voluntário, que estabelecem um referencial para a mudança e melhoria de comportamentos, práticas e atitudes alinhados com princípios e compromissos de sustentabilidade.

As 145 medidas e boas práticas descritas no documento encontram-se organizadas em nove áreas temáticas: Comunicação e Publicidade; Local do Evento; Stands, Expositores e outros Espaços; Catering, Espaços de Restauração e Bebidas; Alojamento; Consumíveis, Produtos e Resíduos; Transportes, Mobilidade e Acessibilidade; Energia; e Merchandising e Brindes.

Essas medidas e boas práticas propostas devem, sempre que possível, ser adotadas e adequadas às características específicas de cada evento, sem prejuízo do cumprimento da restante legislação e regulamentação aplicável.

As diretrizes do documento implicam o reconhecimento dos impactes ambientais e os benefícios sociais e económicos associados à realização de eventos, enformando uma ferramenta para sensibilizar, informar e envolver todas as partes interessadas no desenvolvimento de eventos no Concelho.

O documento pode ser consultado neste site, no Edifício da Câmara Municipal ou nas juntas de freguesia do Concelho.

Última atualização: 03.01.2020 - 18:36 horas